JUSTIÇA ELEITORAL

TRE de Alagoas lança projeto “Carona para Cidadania” e amplia acesso de pessoas com deficiência aos serviços eleitorais

Publicado em 06/04/2026 às 12:51

O Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) lançou, nesta segunda-feira (06), o projeto “Carona para Cidadania”, uma iniciativa voltada a facilitar o acesso de pessoas com deficiência, idosos e cidadãos em situação de vulnerabilidade social aos serviços eleitorais. Integrantes da Associação dos Deficientes Físicos de Alagoas (Adefal) participaram da ação nesta segunda.

O projeto prevê a realização de atendimentos previamente agendados na Central de Atendimento ao Eleitor, com a disponibilização de transporte institucional para garantir que esse público consiga se deslocar com segurança, conforto e dignidade até os locais de atendimento.

De acordo com Fabiana Tenório, assessora de Acessibilidade e Sustentabilidade do TRE/AL, o projeto tem como principal objetivo reduzir as barreiras de deslocamento enfrentadas por esses grupos, promovendo inclusão, acessibilidade e um atendimento mais humanizado.

“O projeto ‘Carona para Cidadania’ prevê a atuação integrada com instituições que atendem pessoas com deficiência, idosos e outros públicos vulneráveis, como associações e entidades de apoio social. A ação inclui o transporte de ida e volta entre essas instituições, o acompanhamento dos atendimentos e a avaliação dos serviços prestados’, explicou Fabiana Tenório.

Com a iniciativa, o TRE de Alagoas reforça seu compromisso com a promoção da cidadania, a inclusão social e a ampliação do acesso aos serviços eleitorais, especialmente para aqueles que mais enfrentam dificuldades no exercício de seus direitos.