Flávio Bolsonaro usa imagens do governo do pai para criticar Lula e provoca reação de aliados do Planalto
Senador publicou vídeo com cenas de 2021 para atacar gestão Lula, mas imagens são da administração de Jair Bolsonaro; governo reage nas redes sociais.
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) , pré-candidato à Presidência da República, utilizou imagens do governo de seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para criticar o governo Lula em seu perfil no X neste domingo, 12. A publicação gerou reações imediatas de membros do governo federal.
No vídeo, Flávio destaca o endividamento das famílias brasileiras e classifica a situação como uma “crise grave”. "Isso significa comer menos, significa panela vazia. E quase 20% desses brasileiros não estão conseguindo pagar nem a conta de água", afirma o senador, enquanto ao fundo são exibidas cenas de 2021, mostrando pessoas coletando alimentos em um caminhão de lixo em Fortaleza (CE). Na época, durante a pandemia de covid-19, o material foi divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo em reportagem sobre o avanço da fome no país.
Em resposta, o ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos, destacou que as imagens se referem ao período da gestão de Jair Bolsonaro. "E aí, Flávio Bolsonaro, vai se retratar?", questionou Boulos em publicação no X. O vídeo permanece no perfil do senador.
A ex-ministra da Secretaria de Relações Institucionais e pré-candidata ao Senado pelo Paraná, Gleisi Hoffmann (PT-PR), também reagiu, chamando a publicação de Flávio de "micão". "Fila do osso? Só se for no governo Bolsonaro. Quem precisa de inimigo com um filho desses, hein?", escreveu Gleisi no Instagram.
Em junho de 2022, o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de covid-19 apontou que mais de 33 milhões de pessoas não tinham o que vieram no país durante o período pandêmico — patamar semelhante ao registrado nos anos 1990. Em 2025, o Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU, embora cerca de 7 milhões de brasileiros ainda enfrentem insegurança alimentar grave.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece tecnicamente empatado com Flávio Bolsonaro. Pela primeira vez, o adversário supera numericamente o petista.
Em uma eventual disputa de segundo turno, Flávio teria 46% das intenções de voto, contra 45% de Lula. A diferença está dentro da margem de erro de dois pontos percentuais, configurando empate técnico.