Gilmar pede a Moraes investigação de Zema por vídeo satirizando STF
Ministro do STF solicita apuração sobre postagem de Romeu Zema que ironiza decisões da Corte
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, encaminhou uma representação ao ministro Alexandre de Moraes solicitando uma investigação do ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), por ter compartilhado em suas redes sociais um vídeo satirizando o ministro da Corte. Procurado por meio de sua assessoria, Zema não se manifestou até o fechamento desta matéria.
Na representação, Gilmar apresentou suspeitas de traição de crime na publicação feita por Zema, que deixou o governo mineiro em março para se lançar como pré-candidato à Presidência da República. A informação foi divulgada inicialmente pela Folha de S.Paulo e confirmada pelo Estadão.
Moraes encaminhou o caso à Procuradoria-Geral da República (PGR), solicitando manifestação antes de decidir sobre a inclusão de Zema no inquérito das fake news.
O vídeo compartilhado por Zema mostra uma conversa entre dois bonecos, representando os ministros Dias Toffoli e Gilmar Mendes. No enredo, Toffoli liga para Gilmar e pede que ele anule as quebras de sigilo de sua empresa, aprovadas pela CPI do Crime Organizado do Senado.
O diálogo, marcado por ironias e caricaturas, apresenta Gilmar concordando em anular as quebras e solicitando, em troca, uma cortesia no resort Tayayá, do qual Toffoli era sócio.
A sátira faz referência ao fato de que Gilmar Mendes realmente anulou as quebras de sigilo da empresa Maridt, pertencente a Toffoli e seus irmãos, que recebeu investimentos de um fundo ligado ao banqueiro Daniel Vorcaro, conforme reportado pelo Estadão.
Na representação, Gilmar afirmou que o vídeo "vilipendia não apenas a honra e a imagem deste Supremo Tribunal Federal, como também da minha própria pessoa".
Críticas ao STF
Nas últimas semanas, Zema intensificou as críticas ao STF em discursos públicos.
Em evento realizado em 13 de abril, declarou: "O STF era um lugar que tínhamos uma certa confiança, mas já estava cheirando mal há alguns anos. Agora, realmente, aflorou todo o podridão que está lá dentro".
No lançamento de seu programa de governo, em 16 de abril, afirmou que, caso eleito presidente, proporia ao Congresso a criação de um novo Supremo.
Zema e Gilmar já protagonizaram debates públicos. Após as críticas, Gilmar lembrou nas redes sociais que Zema acionou o STF para adiar o pagamento da dívida de Minas Gerais com a União.
Zema respondeu publicamente: "Ele deu uma decisão favorável a Minas Gerais, e agora descobriu que foi um favor para eu ser submetido a ele pelo resto da vida".