Janones defende ação ampla em evento do PT para mobilização nas redes
Deputado participou do anúncio do programa “Porta-Vozes do Lula”, que pretende organizar apoiadores para divulgar conteúdos pró-governo
Durante evento do PT realizado em Brasília, na noite desta terça-feira, 9, o deputado federal André Janones (Rede-MG) afirmou que “vale tudo para salvar a democracia”. A declaração ocorreu durante a apresentação do programa “Porta-Vozes do Lula”, iniciativa voltada à mobilização de apoiadores para distribuir conteúdos pró-governo e contrários ao bolsonarismo.
A atividade contou com a participação do presidente do PT e coordenador-geral da campanha, Edinho Silva. Em sua fala, Janones reconheceu o que chamou de “baixo nível” da proposta, mas afirmou considerar que a disputa envolve a democracia do País.
“Eu estou me lixando de falar que é de baixo nível. Eu sei o que está em jogo, o que está em jogo é a democracia do nosso País. Antes, eu dizia que valia quase tudo. Eu mudei o meu discurso nesses quatro anos. Hoje, vale tudo para salvar a democracia”, disse Janones.
Segundo o deputado, a estratégia consiste em mudar o tema em circulação quando a oposição dissemina determinado assunto, sem reforçar a pauta apresentada pela direita. Ao detalhar a proposta, ele afirmou que a prática não significa espalhar mentiras. “Desviar o foco não é mentir não, é você contar uma outra história”, declarou.
Janones citou um episódio da campanha de 2022, quando impulsionou a informação de que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) poderia nomear o ex-presidente Fernando Collor (sem partido) para um ministério.
“Eu não vou entrar na defesa do Zé e dizer se é ou não. Eu mudei a pauta. Liguei para os meus assessores e mandei imprimir imagens do Bolsonaro com o Collor, colorido para parecer foto, e me entregaram em cinco minutos. Abri uma live, e falei: urgente, consegui aqui em exclusivo as fotos que comprovam a ligação do Bolsonaro com o Collor, e se o Bolsonaro for reeleito, ele poderá nomear o Collor ministro. Poderia mesmo, não tem nada que impedia. Ele estava com os direitos políticos dele ativos, então não era uma mentira”, relatou.
Na mesma fala, Janones disse que “razão não ganha eleição” e afirmou que Lula não será reeleito caso se limite a mostrar as entregas feitas pelo governo.
“Razão não ganha eleição, nunca ganhou e nunca ganhará. O Lula foi o que mais entregou, o que mais transformou o país, ele foi o que melhorou a renda das pessoas. Isso não ganha eleição”, declarou.
O programa “Porta-Vozes de Lula” será estruturado em um site, no qual apoiadores de Lula poderão se cadastrar para participar de grupos virtuais e cumprir “missões”. Essas ações consistem na difusão de conteúdos pró-governo e contrários ao bolsonarismo.
A iniciativa prevê o uso de vídeos rápidos, cards, memes e “kits de mobilização”. Os participantes também receberão conteúdos da pré-campanha, formação para atuação em redes sociais e materiais para respostas rápidas aos avanços da oposição na internet.
Em discurso, Edinho Silva afirmou que a medida tem o objetivo de “representar Lula nas redes sociais”. Segundo o presidente do PT, os militantes devem estar presentes nos espaços em que o presidente não consegue comparecer.
“O presidente Lula não consegue estar em todas as centenas de obras que ele entregou, o presidente Lula não consegue estar em cada ponto onde tem um programa do governo Lula mudando a vida de comunidades e do povo brasileiro. Mas nós conseguimos estar”, disse Edinho.
O único ministro do governo a discursar no evento foi Guilherme Boulos, chefe da Secretaria-Geral da Presidência. Ele reconheceu a vantagem da direita na disputa política nas redes sociais e afirmou que a esquerda precisa melhorar sua “organização digital”.
“As redes digitais, esse é um ponto em que eles ainda estão na nossa frente. É preciso ter humildade de reconhecer. Frequentemente, nos embates de rede, eles têm ganhado. É pelo algoritmo, big techs e eles têm mais grana? Tudo isso é verdade. Mas tem uma outra coisa, que às vezes a gente não fala, que é a organização digital”, afirmou.