JUDICIÁRIO

Nunes Marques diz que magistratura enfrenta momento difícil

Ministro do STF e presidente do TSE fez a declaração durante posse da nova diretoria da Ajufe, no STJ

Por Estadao Conteudo Publicado em 11/06/2026 às 12:59
Nunes Marques © Foto / Luiz Silveira / STF

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Nunes Marques, atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que a magistratura passa por um "momento difícil". Segundo ele, parte desse cenário está relacionada à forma como a imprensa trata a remuneração dos juízes.

A declaração foi feita nesta quarta-feira, 10, durante a cerimônia de posse da nova diretoria da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), realizada no Superior Tribunal de Justiça (STJ).

"Contem comigo no Supremo Tribunal Federal. Um olhar sempre atento às necessidade da magistratura e me ombriando a ela neste momento difícil que atravessa, em razão, de, talvez a forma como se comunicam os periódicos brasileiros em relação às dificuldades financeiras, às vezes não muito reconhecidas pela sociedade. Eu quero reafirmar meu apoio à magistratura federal", disse o ministro, de acordo com relato do Correio Braziliense.

Nunes Marques também afirmou que os juízes buscam maior reconhecimento público pelo trabalho que exercem.

"Hoje é um dia de festa, o dia que se renova as esperanças de toda a magistratura federal de buscar o reconhecimento que merece diante não só da magistratura, mas também de toda a sociedade brasileira", declarou.

A cerimônia marcou a posse da juíza federal Ana Lya Ferraz da Gama Ferreira na presidência da Ajufe. Ela é a primeira mulher a assumir o comando da entidade.

O evento reuniu integrantes dos tribunais superiores, representantes dos Poderes Executivo e Legislativo, membros da advocacia, integrantes do sistema de Justiça e magistrados.

O STF, onde Nunes Marques atua, atravessa um período de desgaste, com críticas recorrentes da direita bolsonarista e de parte do Congresso Nacional. Também há repercussão do caso Banco Master, que envolve menções a ministros da Corte.

Em meio às críticas, o atual presidente do Supremo, ministro Edson Fachin, tem defendido a criação de um código de ética para os membros da Corte. Segundo ele, a medida seria uma forma de defesa diante da crise de imagem e de ampliação da credibilidade e da confiança pública.

Em evento no STJ na última semana, Fachin manifestou preocupação com os ataques direcionados ao Poder Judiciário e afirmou ser necessário proteger os agentes responsáveis pela preservação do Estado Democrático de Direito.

O ministro também defendeu serenidade, discrição e comedimento para que a atuação da magistratura contribua para a confiança no Judiciário. "A sociedade digital produz incentivos à visibilidade constante. Mas atentemos para isso. Nem toda visibilidade fortalece instituições. Muitas vezes o silêncio institucional vale mais que o protagonismo individual", disse.