Paulo Serra deixa disputa ao governo de SP e mira vaga na Câmara
Presidente estadual do PSDB afirmou que será pré-candidato a deputado federal; Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad seguem como nomes ao governo paulista
O ex-prefeito de Santo André Paulo Serra (PSDB) não disputará mais o governo de São Paulo nas eleições de 2026. Presidente estadual do PSDB, ele anunciou neste domingo, 21, que será pré-candidato a deputado federal.
"Após um amplo processo de reflexão, de diálogo de e avaliação sobre o atual momento político e sobre a forma como posso contribuir de maneira mais efetiva com São Paulo e com o Brasil, tomei a decisão de não disputar o Governo do Estado nas eleições de 2026", afirmou Serra, por meio de nota.
Com a desistência do tucano e o recuo do deputado federal Kim Kataguiri (Missão-SP), São Paulo tem, até o momento, dois pré-candidatos ao governo: Tarcísio de Freitas (Republicanos), que busca a reeleição, e o ex-ministro da Fazenda Fernando Haddad (PT).
"Anuncio oficialmente minha pré-candidatura a deputado federal. Quero levar para o Congresso Nacional aquilo que aprendemos e colocamos em prática ao longo dos últimos anos: planejamento, responsabilidade fiscal, inovação, eficiência administrativa e, acima de tudo, compromisso com as pessoas", declarou Serra.
Como mostrou o Estadão no começo do mês, o PSDB havia intensificado conversas com outros partidos para tentar viabilizar a pré-candidatura de Paulo Serra ao governo paulista. O ex-prefeito afirmava que a viabilidade do projeto dependeria da formação de uma aliança partidária.
Ao mesmo tempo, dirigentes partidários viam Serra como um nome com potencial para puxar votos para a Câmara dos Deputados.
A possibilidade de candidatura ao Palácio dos Bandeirantes perdeu força depois que Solidariedade e PRD declararam apoio à reeleição de Tarcísio de Freitas.