Festival Gastronômico Portugal em Cena abre as portas da culinária luso-brasileira em Alagoas
Feira faz parte das comemorações da 7º edição do evento, que reúne cultura, literatura e gastronomia dos dois países
O Festival Gastronômico Portugal em Cena abre as portas da culinária luso-brasileira em Alagoas. A feira faz parte das comemorações da 7ª edição do Portugal em Cena, evento que reúne cultura, literatura e gastronomia, no município de Barra de São Miguel, litoral sul de Alagoas, de 8 a 13 de outubro. Como parte das comemorações, o público poderá apreciar as especialidades gastronômicas dos dois países, entre os dias 10 e 12, das 17h às 22h, na Praça de Eventos, com pratos que variam entre R$ 10 e R$ 25.
Uma mostra das iguarias foi apresentada à imprensa e a convidados, na segunda-feira (30), na Stella Marina, na Barra de São Miguel. Com uma pegada democrática, o festival gastronômico vai reunir de pequenos empreendedores e comerciantes ambulantes a grandes chefes de cozinha e restaurantes consagrados em Alagoas. Serão mais de 10 estabelecimentos que darão à feira um gosto especial das culinárias portuguesa e brasileira, passando pelos cardápios alagoano e regional.
Entre os sabores, o público terá a oportunidade de degustar arroz de polvo, carne suína e linguiça, do Sal Azul; arroz malandrinho com feijão e sardinha e sanduíche suíno bifana, do Restaurante Broto; alheira, bolinho de bacalhau e sopa de grão de bico, da Mercearia São Jorge; caldo verde, da Vanessa; bacalhau na nata, do Bendito Freezer; caldinhos de feijão, peixe e camarão, do Cláudio Monteiro; acarajé alagoano, da Socorro; crepe, da Fábia; e cocadas e bolos das quituteiras, de Marechal Deodoro e Coqueiro Seco. Além de vinhos, da Grand Cru; cervejas, da Caatinga Rocks; e cachaça, da Engenho da Barra.
A curadoria do festival culinário está sob regência da jornalista Nide Lins, especialista em gastronomia. “Este é evento da associação dos empresários da Barra de São Miguel. Já é a sétima edição do Portugal em Cena. A pessoa responsável é a Beth Lopes, secretária de Turismo da Barra. Aqui vocês estão vendo comidinhas que foram selecionadas para o evento. Comidas portuguesas e não portuguesas. São comidas que são feitas por gente aqui da Barra e por alagoanos que não são da Barra”, disse Lins, ao apresentar os chefes e seus pratos presentes na mostra.
Restaurante Portugalia – Homenageado do Festival Gastronômico
Em 2024, o Portugal em Cena homenageia o tradicional Restaurante Portugalia, reconhecido por ser um dos pioneiros na difusão das tradições lusitanas em Alagoas. Fundado em 1991, o restaurante foi idealizado pela família Curvelo. O patriarca Carlos Eduardo (já falecido), ao lado de sua esposa Maria Graciete e de seus filhos João e Nuno, trouxeram para a mesa alagoana a autêntica culinária portuguesa.
João, um dos filhos do casal, relembra como tudo começou: “Somos uma família de portugueses. Meus pais sempre recebiam muitos amigos em casa, e daí nasceu a ideia de criar o restaurante. São receitas da minha mãe, como o Bacalhau à Lagareiro, Bacalhau com Natas e Bacalhau Gomes de Sá”.
5º edição da FliBarra – Festa Literária da Barra de São Miguel
O Portugal em Cena acontece simultaneamente à 5ª edição da FliBarra, Festa Literária da Barra de São Miguel, que vai reunir grandes nomes das artes e literaturas brasileira e portuguesa. Durante os seis dias de evento, o público poderá participar de palestras, apresentações culturais, palcos abertos, rodas literárias, mesas redondas, shows e oficinas musicais. A FliBarra conta com o apoio da Academia Alagoana de Letras (AAL).
A festa literária, com curadoria do escritor Carlito Lima, homenageia o romancista português Eça de Queiroz (In Memorian); o literata e presidente da Academia Alagoana de Letras, Alberto Rostand Lanverly, e Óseas Pedro da Silva. O Festival Portugal em Cena é uma realização da Associação dos Empresários da Barra de São Miguel (Aembar), em parceria com a Secretaria de Turismo da Barra de São Miguel.