CINEMA

Cine Brasília exibe mostra inédita com filmes sobre doenças raras

Publicado em 29/10/2024 às 14:51

Baixar

A primeira mostra do Brasil de filmes dedicados às doenças raras começa nesta terça-feira, 29, em Brasília. É o Festival Raro de Cinema, que vai exibir nove filmes até sexta-feira, no Cine Brasília.

Um deles é o “Esclerosada não é a vó”, que mostra como a esclerose múltipla atravessou a vida de quatro mulheres. Uma das histórias é a da diretora Márcia Denardin, que recebeu o diagnóstico quando já era mãe.

São histórias e pessoas que enfrentam sintomas crônicos de doenças em busca de qualidade de vida. A ideia é trazer para o telão casos raramente debatidos, diz o idealizador e curador do evento, Guilherme Vicente.

Os filmes da mostra oferecem recursos de acessibilidade, como audiodescrição, Libras e legendas.
 


Confira também os episódios do Podcast Histórias Raras

Histórias Raras é um podcast da Radioagência Nacional que conta a história de pessoas com doenças raras e neurodivergentes.

 O podcast é composto por episódios de áudio que abordam a descoberta, o convívio e a luta por visibilidade das pessoas com essas condições. 

Baixe todos os episódios do podcast Histórias Raras aqui.

Sendo o primeiro produto do tipo lançado pelo Jornalismo da EBC, Histórias Raras é um exemplo de podcast narrativo, que coloca a história no centro do formato e da técnica. 

Os episódios do podcast Histórias Raras estão disponíveis no site da Radioagência Nacional, no Spotify e YouTube com interpretação em Libras e transcrição do áudio.

Cerimônia de abertura do 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, no Cine Brasília.
© Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Cultura Um deles é o “Esclerosada não é a vó”, da diretora Márcia Denardin Brasília 29/10/2024 - 14:51 Samia Mendes /L Pedrosa Gabriel Brum, repórter da Rádio Nacional Cinema Raro doenças raras terça-feira, 29 Outubro, 2024 - 14:51 87:00