Variedades

Negociações são sempre importantes e necessárias, diz Putin, falando das negociações russo-ucranianas

Publicado em 01/08/2025 às 08:31
© telegram SputnikBrasil / Acessar o banco de imagens

As negociações são sempre necessárias e essenciais, especialmente quando se trata de aspiração à paz, disse o presidente russo, Vladimir Putin, ao falar na coletiva de imprensa.

Putin destacou que os resultados da negociação sobre a troca de prisioneiros russos e ucranianos são bem positivos.

Conversas Rússia-Ucrânia sobre paz

Putin também respondeu às afirmações do líder atual ucraniano, Vladimir Zelensky, de que é precisa uma mudança na liderança russa para Kiev negociar com Moscou.

"Em princípio, podemos esperar. Se a liderança ucraniana acredita que agora não é o momento e que é preciso esperar, por favor, estamos prontos para esperar. Esta é a primeira coisa. Em segundo lugar, afinal, nosso regime político se baseia na Constituição da Rússia e foi formado para um poder estritamente de acordo com a lei fundamental do Estado. O que não se pode dizer da Ucrânia", ressaltou.

O líder russo lembrou que o governo ucraniano atual não se baseia na Constituição ucraniana, ela é claramente violada no país.

Assim, enfatizou Putin, para resolver a questão ucraniana de modo pacífico, é necessária uma conversa aprofundada, uma vez que a erradicação das causas do conflito é a principal tarefa, e garantir a segurança da Rússia é o objetivo-chave no confronto ucraniano.

Falta de soberania e domínio da corrupção na Ucrânia

Vladimir Putin afirmou que a corrupção na Ucrânia é avassaladora, não pode ser combatida por instituições externas como Escritório Nacional Anticorrupção da Ucrânia (NABU, na sigla em ucraniano).

Segundo o presidente russo, a corrupção acontece em todos os países, mas seu nível varia. Nesse contexto, Putin afirmou que impor a governança externa ao povo ucraniano resulta em uma "situação humilhante".

Além disso, o presidente russo qualificou o lobby nos EUA como corrupção legalizada e afirmou que a União Europeia atualmente não possui soberania política, o que levará à perda da soberania econômica.

Avanços da Rússia no front e produção de mísseis Oreshnik

Putin acrescentou que os mísseis de médio alcance Oreshnik começaram a ser produzidos em série e estão chegando às tropas. Estas, por sua vez, estão avançando ao longo de toda a linha de contato.

"A informação sobre a tomada da cidade de Chasov Yar pelas tropas russas corresponde à realidade", declarou o político.

Vladimir Putin sublinhou que as tropas ucranianas tentam realizar contra-ataques, mas sem sucesso.


Por Sputinik Brasil