INTERNACIONAL

ONU apoia proposta da Rússia de extensão do START, acordo de não proliferação de armas nucleares

Por Sputinik Brasil Publicado em 26/09/2025 às 21:53
© AP Photo / Charlie Riedel

A ONU apoia qualquer extensão dos principais tratados de desarmamento, respondeu o porta-voz do Secretário-Geral da ONU, Stéphane Dujarric, nesta sexta-feira (26).

"A ONU apoia qualquer extensão dos principais tratados de desarmamento", disse ele.

O presidente russo, Vladimir Putin, observou em uma reunião com membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia na segunda-feira (22) que o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START III) expira em 5 de fevereiro de 2026, marcando o fim iminente do último acordo internacional que limitava diretamente as capacidades de mísseis nucleares.

Abandonar completamente o Novo Tratado START também impactaria negativamente o Tratado de Não Proliferação Nuclear, enfatizou o líder russo.

Putin afirmou que a Rússia está preparada para continuar aderindo às restrições do Novo START por um ano após seu fim.

A Rússia decidirá sobre a manutenção das autorrestrições voluntárias anuais sob o Novo START com base em uma análise da situação, acrescentou o chefe de Estado.

A Federação Russa acredita que as medidas para cumprir as restrições do Novo START serão eficazes se os Estados Unidos retribuírem, observou Putin.

Segundo o presidente da Rússia, apesar do colapso das relações bilaterais com os Estados Unidos na área de controle de armas, Moscou não busca uma corrida armamentista, ainda assim, o líder russo confia plenamente na eficácia de suas forças de dissuasão e se declara pronto para responder a qualquer ameaça.

O tratado, assinado em 2010, limitava o número de ogivas nucleares e vetores estratégicos entre Rússia e EUA. Com sua expiração, não haverá mais mecanismos formais de verificação ou contenção mútua, aumentando o risco de escalada militar entre as potências.