OBITUÁRIO

'Julio Iglesias italiano', Christian morre aos 82 anos em Milão

Cantor fez sucesso na década de 1980 no país europeu

Por Redação ANSA Publicado em 27/09/2025 às 10:13

Christian, um dos cantores de maior sucesso da década de 1980 na Itália, conhecido por canções românticas como "Cara" e "Daniela", e considerado o "Julio Iglesias italiano", morreu nesta sexta-feira (26), aos 82 anos.

Segundo sua família, o artista estava internado no Hospital Policlínico de Milão, no norte da Itália, devido a uma hemorragia cerebral.

Nascido em Palermo em 8 de setembro de 1943 como Cristiano Gaetano Rossi, o italiano adotou o nome artístico Christian, após sugestão de Mina para torná-lo mais internacional e evitar uma cacofonia perigosa.

Futebol e música são suas paixões desde a infância. Tanto é que o esporte o levou a se tornar jogador juvenil do Palermo e depois do Mântua. Uma lesão o forçou a abandonar a carreira e se dedicar de corpo e alma à música.

Desde então, o cantor ostentou uma carreira de décadas e milhões de discos vendidos, principalmente após seu sucesso "Daniela" (1980).

Ao longo de sua trajetória, ele ficou em terceiro lugar no Festival de Música de Sanremo de 1984 com outra de suas canções mais populares, "Cara". Ao todo, ele disputou o principal concurso musical da Itália por seis vezes e chegou até a se apresentar para o papa João Paulo II, ganhando o apelido de "cantor do Papa".

Em 1986, casou-se com a corista e cantora Dora Moroni, cuja carreira havia sido interrompida por um grave acidente de carro, e teve um filho, Alfredo, que nasceu no ano seguinte. O casamento durou até 1997 e foi marcado por acusações de infidelidade e violência doméstica.

Em diversas ocasiões, Christian chegou a declarar que passou por um período difícil após a separação. No entanto, nos últimos anos, os dois conseguiram encontrar uma harmonia que os levou a se apresentarem juntos novamente e, em 2017, a gravar "Paradiso e Inferno", que narra a turbulenta e conturbada história de amor dos dois.