Zeca Pagodinho será o homenageado do Prêmio UBC 2025

Ícone maior do samba nas últimas três décadas, Zeca Pagodinho será o grande homenageado da nona edição do Prêmio UBC, que acontece no dia 10 de dezembro, na sede da União Brasileira de Compositores (UBC), no Rio de Janeiro. Esta será a primeira vez que o prêmio — criado em 2017 — homenageia um artista do samba, gênero que há mais de um século representa a identidade e a resistência cultural do povo brasileiro.
Desde sua criação, o Prêmio UBC já celebrou nomes fundamentais da música brasileira, como Gilberto Gil (2017), Erasmo Carlos, Milton Nascimento, Herbert Vianna, Djavan, Alceu Valença, Caetano Veloso, Rita Lee e Roberto de Carvalho. Agora, é a vez de Zeca integrar essa galeria de ícones. “É um orgulho ser o primeiro sambista a ser escolhido para o Prêmio UBC e entrar na galeria de tantos amigos já escolhidos. E viva o samba!”, celebrou o artista.
A cerimônia de 2025 terá direção artística de Max Pierre e Victor Kelly, e seguirá o formato tradicional das últimas edições, com um show surpresa — preparado especialmente para o homenageado — em que amigos, artistas e parceiros interpretarão versões inéditas de clássicos do repertório de Zeca Pagodinho.
“Zeca Pagodinho é um dos grandes pilares da música popular brasileira. É uma honra imensa celebrá-lo no Prêmio UBC 2025. Sua arte única e sua autenticidade nos presenteiam com memória, resistência e identidade cultural. Com verdade, excelência e amor ao samba, abriu caminhos para novas gerações e consolidou o gênero como expressão fundamental da nossa cultura. Zeca Pagodinho é, e sempre será, um orgulho nacional”, afirmou Paula Lima, presidenta da UBC.
Filiado à entidade, Zeca Pagodinho iniciou sua trajetória como compositor e acumula 143 obras registradas e 1.156 gravações catalogadas. Entre os intérpretes que mais gravaram suas músicas estão Arlindo Cruz, Dudu Nobre, Beth Carvalho, Jorge Aragão e Sombrinha, todos representantes de uma linhagem musical que o próprio Zeca ajudou a fortalecer.