Vencedor do Nobel de Literatura lamenta atual situação do mundo
'Ser humano é minha inspiração mais profunda', disse Krasznahorkai

O escritor húngaro László Krasznahorkai, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura de 2025, afirmou nesta quinta-feira (9) que está contente por ter recebido a honraria, mas não escondeu sua tristeza diante da atual situação do mundo.
"Fico muito triste ao pensar na atual situação do mundo. O ser humano é a minha inspiração mais profunda", disse o romancista e roteirista de 71 anos.
Krasznahorkai também comentou que está "muito feliz e orgulhoso por fazer parte de uma linhagem que inclui tantos grandes escritores e poetas".
O autor nasceu em uma família judia de classe média em Gyula, na Hungria, e construiu uma obra conhecida por romances considerados densos e exigentes, que abordam temas melancólicos e distópicos. Sua produção inclui nove romances, cinco novelas e duas coletâneas de contos, além de ensaios e roteiros de filmes.
Em uma entrevista concedida ao escritor Alessandro Raveggi em 2017, publicada no Il Tascabile Treccani, o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura de 2025 revelou sua profunda ligação com a Itália, "um país que mostrou um caminho criativo".
"Na escola, na Hungria, estudei latim, e o Renascimento italiano sempre foi meu grande amor. Quando estou na Itália, é como se tivesse levado uma pancada na cabeça, porque sou fortemente influenciado por todos os lugares", declarou o escritor.