'Tremembé': Livro sobre Suzane von Richthofen que inspirou série foi suspenso duas vezes
Obra de Ulisses Campbell enfrentou censura judicial e desafios editoriais antes de se tornar best-seller e inspirar produção do Prime Video
Suzane: Assassina e Manipuladora, livro do jornalista Ulisses Campbell que serviu de inspiração para a série Tremembé, enfrentou diversos obstáculos até alcançar o sucesso nas livrarias. Lançado no início de 2020, o título teve sua publicação suspensa por duas vezes, sendo uma delas revertida pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Inicialmente, Assassina e Manipuladora seria lançado pela editora Contexto, que desistiu do projeto alegando "análise da conjuntura do mercado". Segundo Campbell, a real razão foi o impasse sobre a inclusão de fotos na obra, o que não era aceito pela editora. Pouco depois, o livro foi acolhido pela Editora Matrix, que programou o lançamento para as primeiras semanas de 2020.
Em novembro de 2019, meses antes da publicação da biografia não autorizada, Suzane von Richthofen recorreu à Justiça para barrar a publicação. Na ocasião, a juíza Sueli Zeraik, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu liminar proibindo a veiculação do livro, sob o argumento de que a obra não era de "interesse público" e feria o direito do preso de não ser exposto "à inconveniente notoriedade durante o cumprimento da pena".
Em dezembro do mesmo ano, o ministro Alexandre de Moraes derrubou a liminar, classificando a proibição como censura prévia. Segundo Moraes, tal restrição representa "caráter preventivo e abstrato de restrição à livre manifestação de pensamento, que é repelida frontalmente pelo texto constitucional, em virtude de sua finalidade antidemocrática".
Com a liberação judicial, Suzane: Assassina e Manipuladora tornou-se um best-seller, figurando entre os livros mais vendidos do país. Em 2023, quando a Matrix preparava uma nova edição em box — incluindo outros títulos de Campbell sobre Elize Matsunaga e Flordelis —, a revelação da gravidez de Suzane, já em regime aberto, levou à suspensão temporária da impressão.
O livro já estava na gráfica quando a editora decidiu paralisar a publicação. Campbell então atualizou o texto para incluir a novidade, e a nova edição chegou às prateleiras em setembro de 2023. Suzane deu à luz Felipe, fruto de seu relacionamento com o médico Felipe Muniz, em janeiro de 2024.
Suzane: Assassina e Manipuladora segue à venda em livrarias físicas e online, assim como os títulos Elize Matsunaga: A Mulher que Esquartejou o Marido e Flordelis: A Pastora do Diabo, todos de autoria de Campbell.
A série Tremembé está disponível no Prime Video.