Como foi a COP30 para os países do BRICS?
Cúpula em Belém reúne líderes do BRICS e destaca desafios e convergências diante das metas climáticas globais.
Entre os dias 6 e 7 de novembro, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30), realizada em Belém, reuniu chefes de Estado e representantes dos países do BRICS.
O grupo, formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, desempenha papel estratégico no cenário climático global. Mas como os países do BRICS se posicionam frente às metas internacionais de redução de emissões? E quais pontos de convergência aproximam o bloco das discussões da COP30?
Para analisar o tema, Melina Saad e Marcelo Castilho conversam com Lier Pires Ferreira, mestre em relações internacionais, professor e pesquisador associado do Núcleo de Estudos dos Países BRICS (NuBRICS); Arthur Facini, mestrando em ciência política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP/UERJ), bacharel em relações internacionais pela UERJ e pesquisador do Observatório Interdisciplinar das Mudanças Climáticas (OIMC) e do Laboratório de Análise Política Mundial (Labmundo); e Ricardo Luigi, geógrafo, internacionalista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF).
O conteúdo já está disponível na Rádio Metropolitana do Rio de Janeiro, 80.5 FM.