HISTÓRIA

Retratos Femininos traz a história da jovem maestrina Giovanna Elias

A artista é pianista e regente, fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra

Por TV Aparecida Publicado em 13/11/2025 às 15:19

O programa Retrato Femininos desse sábado (15/11), às 13h, destaca a trajetória da jovem maestrina Giovanna Elias. Na atração da TV Aparecida, a convidada conversa com Abiane Souza sobre sua paixão pela música clássica e como isso transformou sua vida, fazendo dela uma agente de liderança feminina e inovação.

Na entrevista, Giovanna também vai falar sobre como se interessou pela música clássica, algo que vem desde os 4 anos. Ela ainda mostra como foi a caminhada para aprender piano e canto, até chegar à regência de uma orquestra. Também será explorada a liderança da jovem em um ambiente tradicionalmente masculino, o conflito entre tradição e inovação na música clássica, além do cotidiano de uma regente.

Giovanna Elias é uma regente e pianista brasileira de 25 anos. É fundadora e diretora artística da SP Chamber Orchestra. Atualmente, também atua como regente e pianista na Ópera de Baugé (França). Atuou como regente convidada de importantes formações, entre elas a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, Prague Philharmonia (República Tcheca), Wiener Festspiele (Áustria), Orquestra da Ópera de Baugé (França), Utrecht String Orchestra (Holanda), Orquestra Sinfônica da UFPB e Orquestra Sinfônica Carlos Gomes, entre outras.

Foi regente assistente no Musikverein de Viena (2023), na Ópera de Baugé (2024), na Orquestra de Câmara da ECA/USP (OCAM) e no Coral da ECA/USP, além de ter sido regente titular da Orquestra de Sopros da USP. Estudou regência na Universidade de São Paulo (USP), na Academia da OSESP e com o Maestro Cláudio Cruz. Como pianista, ela apresentou-se em destacados palcos brasileiros, como a Sala São Paulo, o MASP e a Capela Santa Maria, consolidando uma trajetória marcada pela sensibilidade interpretativa e pela profundidade artística.

Retratos Femininos, sábado, às 13h

Galeria de fotos