Tony Ramos revela como se comunica com seu cachorro surdo
Ator compartilha métodos de comunicação com o pet Zeca e relembra descoberta do diagnóstico durante participação no É de Casa
O ator Tony Ramos compartilhou, durante entrevista ao programa É de Casa, da Globo, neste sábado (15), como faz para se comunicar com seu cachorro surdo, Zeca. Ele relembrou o momento em que percebeu a condição do animal e contou que utiliza gestos para facilitar o entendimento do pet.
"Como falar com o Zeca? A gente percebeu que fazia bate no próprio corpo gerando som para chamar atenção do animal: 'Aí, não! Aí, não!' E ele, nem 'tchum'. Coisa esquisita", relatou o ator.
A suspeita foi levantada por um adestrador, que passou um fim de semana na casa da família e alertou Tony e sua esposa, Lidiane, sobre a possibilidade de o cão ter algum problema auditivo. O casal então levou Zeca para exames, que confirmaram o diagnóstico.
"Surdo de nascença. A Lidiane começou a buscar informações e comunicação com o cão. Ela foi conversando, tem esse dom. E eu fui aprendendo com ela. Quando eu volto do trabalho, por exemplo, ele chora na minha perna. Eu fico olhando aquilo, me comove. Aí falo com ele. Faço assim", contou Tony, enquanto gesticulava como se levasse comida à boca: "Quer papar?"
Tony Ramos também revelou ser "cachorreiro desde sempre" e lamentou a perda de sua cadela Mel durante a pandemia, em 6 de setembro de 2020.
Segundo o ator, o luto foi tão grande que ele não pretendia adotar novos cães. No entanto, acabou acolhendo dois filhotes de uma ninhada — Zeca e sua irmã, Eva — após a sugestão de uma enfermeira que cuidava de sua sogra.