LUTO NA MÚSICA BRASILEIRA

Daltony Nóbrega, um dos criadores de 'Plunct Plact Zum', morre aos 77 anos

Compositor e arranjador mineiro, Daltony Nóbrega marcou gerações com contribuições à música infantil e popular; artista lutava contra o câncer.

Publicado em 18/11/2025 às 17:22
Daltony Nóbrega, um dos criadores de 'Plunct Plact Zum', morre aos 77 anos Reprodução / Instagram

Daltony Nóbrega, um dos criadores do especial infantil Plunct Plact Zum, exibido pela TV Globo em 1983, morreu nesta segunda-feira, 17. A informação foi confirmada na página oficial do compositor no Facebook. Segundo a publicação, o músico, que tinha 77 anos, enfrentava uma batalha contra o câncer.

Nascido em Juiz de Fora, Minas Gerais, Daltony destacou-se como violonista, arranjador, redator, tradutor e compositor. Iniciou sua trajetória nos anos 1960, utilizando codinomes como Daltõ e Dal-Tom.

Fez parte do Grupo Mineiro, conjunto vocal que representou o Brasil no Festival de Viña Del Mar, no Chile. Daltony também interpretou músicas de artistas como Taiguara, Ivan Lins e Arthur Verocai, além de se apresentar ao lado de nomes como Beth Carvalho e Marlene.

Na década de 1970, após deixar o Grupo Mineiro, compôs sucessos que ficaram consagrados nas vozes de Eliana Pittman, Evinha, Cláudia e Trio Mocotó.

Em 1980, participou do Festival MPB Shell, promovido pela Rede Globo, o que lhe rendeu um convite de Augusto César Vannucci para assumir a direção musical da linha de shows da emissora, função que exerceu por vários anos.

Da parceria com Vannucci nasceu o especial Plunct Plact Zum, que contou com a participação de nomes como Raul Seixas, Maria Bethânia, Eduardo Dusek e Zé Rodrix. Daltony também é autor da música Turma do Pererê, que inspirou o livro homônimo de Ziraldo.

O velório de Daltony ocorreu no Cemitério São Pedro, em São Paulo. Em seguida, o corpo foi levado para o Crematório Vila Alpina, onde foi cremado.