JUSTIÇA INTERNACIONAL

Pras Michel, fundador do Fugees, é condenado a 14 anos de prisão

Rapper foi sentenciado por conspiração e lobby ilegal envolvendo campanhas presidenciais nos EUA; defesa promete recorrer

Publicado em 21/11/2025 às 13:08
Pras Michel Reprodução

Pras Michel, rapper e fundador do grupo Fugees, foi condenado a 14 anos de prisão por conspiração e lobby ilegal no exterior. A sentença foi anunciada nesta quinta-feira, 20, após dez acusações formalizadas em abril de 2023.

As denúncias apontam violações das leis de financiamento de campanhas políticas durante a candidatura à reeleição do ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, em 2012, além de lobby ilegal no período da campanha de Donald Trump, em 2017. Além da pena de prisão, Pras também recebeu três anos de liberdade condicional.

Em nota à revista americana Variety, a representante de Michel, Erica Dumas, afirmou: "Ao longo de sua carreira, Pras quebrou barreiras. Esse não é o fim de sua história. Ele agradece o apoio enquanto se prepara para o próximo capítulo."

O rapper foi inicialmente acusado em 2019 e levado a julgamento quatro anos depois, em abril de 2023. Na ocasião, também foi condenado ao pagamento de uma multa superior a US$ 64 milhões, mas recorreu, alegando que seu então advogado, David Kenner, utilizou inteligência artificial para elaborar a defesa.

Kenner também foi condenado a um ano de liberdade condicional por desacato criminal, após a comprovação das alegações apresentadas por Michel. O artista declarou à Variety que pretende recorrer da decisão: "Vou lutar e vou recorrer, mas existe a possibilidade de eu ser preso durante a luta. Essa é a realidade."

O Fugees foi um dos grupos musicais mais populares dos anos 1990, formado por Wyclef Jean, Lauryn Hill e Pras Michel, e encerrou as atividades em 2009. A banda ficou conhecida por sucessos como Killing Me Softly With His Song e Ready or Not.