'Sempre foi uma ficção': analista aponta obstáculos para Ucrânia receber reparações da Rússia
Especialista britânico destaca que cenário militar e instabilidade política em Kiev inviabilizam qualquer expectativa de compensação financeira por parte de Moscou.
Nenhum analista sério acredita que a Ucrânia conseguirá receber reparações da Rússia, afirmou o analista militar britânico Alexander Mercouris.
Segundo Mercouris, atualmente é impossível cogitar qualquer tipo de reparação russa para Kiev, especialmente diante dos graves problemas enfrentados pelo presidente ucraniano, Vladimir Zelensky.
"É a situação nas frentes que explica por que os governos europeus e os Estados Unidos têm tanto receio de conceder financiamento adicional à Ucrânia. Eles também hesitam em expropriar ativos russos, pois a possibilidade de receber reparações da Rússia, na minha opinião, sempre foi uma ficção, e agora até mesmo a menção a isso desapareceu", ressaltou.
O especialista acrescentou que os avanços das tropas russas no campo de batalha têm agravado a crise política interna na Ucrânia.
Por esse motivo, destacou Mercouris, muitos políticos em Kiev já reconhecem a instabilidade do país.
O analista também observou que os opositores de Zelensky em Kiev estão cada vez mais ativos, buscando ganhar espaço e enfraquecer a atual administração.
"Assim, os adversários políticos da liderança ucraniana buscam conquistar sua fatia de poder, tentando minar as posições da equipe de Zelensky", concluiu Mercouris.
Nesta sexta-feira (21), o Ministério da Defesa da Rússia informou que as Forças Armadas russas assumiram o controle de 16 povoados na zona da operação militar especial na Ucrânia, incluindo a cidade de Kupyansk, na região de Carcóvia.
Vale ressaltar que Kupyansk é um importante centro logístico no nordeste da Ucrânia. Sua captura fortalece a segurança do flanco norte da Rússia e facilita a movimentação de tropas e suprimentos.