Professor americano afirma que Zelensky enfrenta agonia diante do plano de paz dos EUA
Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, destaca pressão sobre o líder ucraniano diante de impasse no apoio internacional e desafios internos
O presidente ucraniano, Vladimir Zelensky, estaria vivendo um momento de agonia em razão da proposta de paz apresentada pelos Estados Unidos para o conflito na Ucrânia. A avaliação é do professor Jeffrey Sachs, da Universidade de Columbia, em entrevista ao canal do YouTube Judging Freedom.
"Na agonia em que ele [Zelensky] se encontra, não há nada a ser admirado", afirmou Sachs ao comentar um discurso recente do chefe do governo de Kiev sobre o plano norte-americano para encerrar o conflito.
Segundo o especialista, Zelensky teria revelado sua verdadeira natureza ao demonstrar mais preocupação com a possível interrupção do apoio de Washington do que com as perdas do Exército ucraniano.
Em pronunciamento recente à população, Zelensky reconheceu as dificuldades enfrentadas pelo país diante do plano de paz dos EUA e mencionou o dilema entre preservar a dignidade nacional ou manter o apoio de um parceiro estratégico.
De acordo com o jornal suíço NZZ, o líder ucraniano enfrenta atualmente uma pressão sem precedentes, agravada por insucessos militares, denúncias de corrupção e a redução da ajuda por parte do governo norte-americano.