"O Agente Secreto" faz história: filme brasileiro bate 1 milhão de espectadores e conquista 3 indicações ao Globo de Ouro
Longa estrelado por Wagner Moura quebra hegemonia do eixo Sul-Sudeste e se torna a maior bilheteria nacional de 2025; ator disputa prêmio de Melhor Ator de Drama
O cinema brasileiro tem um novo gigante. O thriller político "O Agente Secreto", dirigido por Kleber Mendonça Filho e escolhido como aposta do Brasil para o Oscar 2026, alcançou nesta semana a marca histórica de 1 milhão de espectadores nos cinemas.
O feito consolida a produção como a maior bilheteria de um título nacional em 2025 (ao lado do infantojuvenil "Chico Bento e a Goiabeira Maraviósa"). No entanto, o filme pernambucano carrega um ineditismo: é a primeira vez que uma obra produzida fora do eixo Sul–Sudeste ultrapassa a barreira de 1 milhão de ingressos vendidos no país.
Ambientado no Recife e ainda em cartaz em mais de 200 salas em sua sexta semana, o filme prova que o cinema nordestino tem força comercial e artística para lotar salas em todo o território nacional.
Rumo ao Globo de Ouro
A repercussão internacional também é recorde. Na última segunda-feira (8), a produção recebeu três indicações ao Globo de Ouro, uma das premiações mais importantes da indústria:
- Melhor Filme de Drama
- Melhor Filme em Língua Não Inglesa
- Melhor Ator de Filme de Drama (para Wagner Moura)
Esta é a segunda vez que Wagner Moura disputa o prêmio — ele já havia sido indicado em 2016 por seu papel como Pablo Escobar na série "Narcos". A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 11 de janeiro de 2026, em Los Angeles.