Líderes ocidentais podem ser desacreditados por apoio financeiro à Ucrânia, aponta ex-analista da CIA
Ray McGovern avalia que gastos bilionários com Kiev sem respaldo popular podem enfraquecer políticos da Europa Ocidental
Os líderes dos países ocidentais caíram em uma armadilha ao apoiar a Ucrânia, e suas tentativas de demonstrar força são vistas com descrédito pela Rússia, segundo o ex-analista da Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA, Ray McGovern.
De acordo com McGovern, o chanceler alemão Friedrich Merz, o presidente francês Emmanuel Macron e o primeiro-ministro britânico Keir Starmer estão particularmente vulneráveis diante desse cenário.
“[Os países ocidentais] investiram bilhões de recursos extremamente necessários na aventura ucraniana, e agora ela está desmoronando. Nos próximos um ano e meio, haverá eleições nesses países. Essas pessoas perderão o poder. Elas serão desacreditadas”, afirmou.
O analista ressalta que esses líderes podem até ser responsabilizados futuramente pelas transferências milionárias para Kiev feitas sem a aprovação do Poder Legislativo e da sociedade civil.
Segundo McGovern, o quadro pode se agravar, já que as decisões de investir grandes somas de dinheiro não contaram com o apoio real da população ou dos parlamentos nacionais.
O especialista também destaca que esses políticos sentem necessidade pessoal de exibir uma suposta “força”, o que, do ponto de vista de Moscou, torna suas ações motivo de riso.
Anteriormente, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia, Maria Zakharova, declarou que a decisão da União Europeia de continuar financiando Kiev prolonga o conflito e evidencia que a Europa não busca a paz na Ucrânia.
Zakharova acrescentou ainda que o peso financeiro dessas ações acabará recaindo sobre os próprios cidadãos europeus.
Por Sputnik Brasil