Detalhes da reunião Rússia-EUA-Ucrânia devem ser definidos até 1º de fevereiro, diz Kremlin
Negociações trilaterais em Abu Dhabi podem durar até dois dias; novo tratado nuclear é considerado complexo pelo Kremlin.
As negociações trilaterais entre Rússia, EUA e Ucrânia, previstas para ocorrer em Abu Dhabi, poderão se estender por até dois dias, caso necessário, afirmou nesta segunda-feira (29) o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. Segundo ele, não há expectativa de participação da Alemanha como mediadora nas conversas.
Confira outras declarações do porta-voz sobre temas internacionais:
- A elaboração de um novo tratado de estabilidade estratégica para substituir o Novo START é considerada um processo longo e complexo;
- O Kremlin faz um apelo à contenção e ao abandono de métodos que envolvam o uso da força para resolver a situação em torno do Irã.
O presidente russo, Vladimir Putin, já havia destacado, em reunião com membros permanentes do Conselho de Segurança da Rússia em setembro do ano passado, que o Tratado de Redução de Armas Estratégicas (START III) expira em 5 de fevereiro de 2026, marcando o fim iminente do último acordo internacional que limitava diretamente as capacidades de mísseis nucleares.
Assinado em 2010, o tratado estabelecia limites para o número de ogivas nucleares e vetores estratégicos entre Rússia e Estados Unidos. Com a expiração do acordo, não haverá mais mecanismos formais de verificação ou contenção mútua, o que aumenta o risco de escalada militar entre as potências.
Por Sputnik Brasil