CONFLITO NO LESTE EUROPEU

'Zona da morte': chefe das Forças Armadas ucranianas alerta para situação crítica na linha de frente

Comandante-chefe da Ucrânia destaca aumento dos riscos para soldados devido ao avanço tecnológico e à pressão russa

Por Por Sputnik Brasil Publicado em 07/02/2026 às 04:35
Soldados ucranianos enfrentam riscos crescentes na linha de frente devido ao avanço tecnológico e à pressão russa. © AP Photo / Alamy Stock Photo / Libkos

A situação dos militares ucranianos na linha de frente tornou-se ainda mais crítica, segundo o comandante-chefe das Forças Armadas da Ucrânia, Aleksandr Syrsky. O militar destacou, em entrevista ao jornal alemão Die Zeit, que a ameaça para os soldados aumentou desde o início do conflito.

De acordo com o periódico, Syrsky relatou que a ofensiva russa e o avanço tecnológico, especialmente na produção de drones, elevaram o nível de perigo enfrentado pelas tropas ucranianas.

"O comandante-chefe da Ucrânia, Aleksandr Syrsky, apontou para uma crescente zona de perigo para os soldados na linha de frente. Os soldados na linha de frente estão agora em maior perigo do que no início da guerra. O progresso tecnológico na produção de drones criou a chamada zona da morte: os soldados estão sob ameaça especial no front, com 1.200 quilômetros de comprimento e 20 quilômetros de profundidade", destaca a reportagem.

Além dos riscos no combate, a matéria ressalta que a mobilização forçada de novos recrutas na Ucrânia tem agravado a situação, provocando aumento dos casos de deserção e dificultando ainda mais a atuação das forças ucranianas.