CINEMA

Paul Thomas Anderson vence o 78° Directors Guild Awards por 'Uma Batalha Após a Outra'

Por Por JAKE COYLE Escritor de Cinema AP Publicado em 08/02/2026 às 20:02
Emma Thomas, à esquerda, e Christopher Nolan chegam ao DGA Awards no sábado, 7 de fevereiro de 2026, no Beverly Hilton, em Beverly Hills, Califórnia. AP/Chris Pizzello

NOVA YORK (AP) — Paulo Thomas Anderson ganhou o prêmio máximo no 78th Directors Guild Awards, colocando o cineasta “One Battle After Another” em curso para potencialmente ganhar seu primeiro Oscar.

O DGA Awards, realizado sábado à noite no Beverly Hilton em Beverly Hills, Califórnia, está entre os precursores mais confiáveis do Oscar. Nos últimos 10 anos, nove vencedores da DGA ganharam o prêmio de melhor diretor no Oscar. Nas quase oito décadas de história da guilda, apenas oito vezes a guilda não previu o vencedor do Oscar.

O prêmio é adicionado a uma varredura virtual da temporada de prêmios para “One Battle After Another,”, que venceu com grupos de críticos, o Gotham Awards e o Globo de Ouro. É considerado o favorito para melhor filme no Oscar de 15 de março. A votação na Academia começa em 26 de fevereiro.

Os outros indicados foram Ryan Coogler (“Sinners”), Guillermo Del Toro (“Frankenstein”), Josh Safdie (“Marty Supreme”) e Chloé Zhao (“Hamnet”).

Como costuma fazer durante a temporada de premiações, Anderson, em seu breve discurso, homenageou o falecido assistente de direção Adam Somner, que morreu em 2024. “Obviamente,” ele disse, “estamos aqui em cima menos um.”

Os prêmios, sediados por Kumail Nanjiani, foram os primeiros presididos por n o presidente do Ew Directors Guild of America, Christopher Nolan. Ele começou a cerimônia reconhecendo “very hard times” para cineastas.

“Em 2024, nosso emprego em nossa guilda caiu cerca de 40%, e isso foi seguido por outro declínio em ’25,”, disse Nolan. “A quantidade de dinheiro que as pessoas gastam em nosso trabalho, em entretenimento, é muito, muito estável. O público é investido em nós, temos que ter certeza de que podemos retribuir esse investimento.”

Outros vencedores no sábado incluíram “The Plague” cineasta Charlie Polinger para diretor de primeira viagem; “2000 Metros para Andriivka” diretor Mstyslav Chernov para melhor documentário de cinema; e “The Studio” diretores Seth Rogen e Evan Goldberg para série de comédia.