CINEMA E CULTURA

'Sirât': pré-estreia no Cine Belas Artes terá meia-entrada para público de chinelo ou sandália

Promoção faz alusão a polêmica com diretor Oliver Laxe, que ironizou o engajamento brasileiro no Oscar

Publicado em 13/02/2026 às 15:58
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial Nano Banana (Google Imagen)

O longa espanhol Sirât, indicado ao Oscar de Melhor Filme Internacional e Melhor Som, estreia nos cinemas brasileiros em 26 de fevereiro. Em São Paulo, o Cine Belas Artes promoverá uma pré-estreia especial da produção dirigida por Oliver Laxe.

Marcado para o dia 20 de fevereiro, o evento contará com uma promoção inusitada: quem comparecer à sessão usando chinelo ou sandália terá direito a pagar meia-entrada. A ação faz referência direta às falas polêmicas do diretor espanhol sobre o público brasileiro.

No início de janeiro, Oliver Laxe participou de um programa de TV e ironizou o engajamento dos brasileiros na votação do Oscar. "Eu gostei do filme brasileiro O Agente Secreto", comentou Laxe. "Há muitos brasileiros na Academia e nós os adoramos, mas eles são ultranacionalistas. Acho que, se os brasileiros inscrevessem um sapato no Oscar, todos votariam nele", afirmou o cineasta no programa La Revuelta.

O trecho ganhou repercussão nas redes sociais, gerando reações de internautas brasileiros, muitos dos quais passaram a comentar publicações sobre Sirât em tom crítico ou irônico.

Diante da repercussão negativa, Laxe se desculpou pelas declarações. "Acho que o contexto não foi entendido. Foi, em todo caso, uma piada um pouco ruim, não? Eu não daria mais importância", declarou ao jornal espanhol Diário ABC.

No filme Sirât, Oliver Laxe narra a busca de um pai (Sergi López) e seu filho (Bruno Núñez) por Marina, filha e irmã desaparecida após uma rave no Marrocos. Durante a jornada pelo deserto, a família e amigos desenvolvem laços de afeto, enquanto enfrentam os perigos e surpresas do ambiente hostil.