LUTO NO CINEMA

Morre Robert Duvall, ator de 'O Poderoso Chefão' e 'Apocalypse Now', aos 95 anos

Lendário ator norte-americano faleceu em casa, na Virgínia, deixando legado marcante no cinema e na TV.

Publicado em 16/02/2026 às 16:21
Robert Duvall Reprodução / Instagram

Robert Duvall, referência do cinema norte-americano e eternizado por papéis em clássicos como O Poderoso Chefão e Apocalypse Now, morreu na noite do último domingo, 15, aos 95 anos. O ator estava em sua residência, em Middleburg, no estado da Virgínia, Estados Unidos.

A morte foi confirmada por sua esposa, Luciana Duvall. A causa não foi divulgada. "Ontem, nos despedimos do meu amado marido, querido amigo e um dos maiores atores da nossa época. Bob faleceu pacificamente em casa, cercado de amor e conforto", afirmou Luciana em comunicado oficial.

Integrante de uma geração marcante do cinema, ao lado de nomes como Robert De Niro e Gene Hackman, Duvall foi indicado sete vezes ao Oscar, vencendo a estatueta de Melhor Ator por A Força do Carinho (1983), dirigido por Bruce Beresford.

"Sua paixão pelo ofício só era igualada pelo profundo amor aos personagens, pela boa comida e por ser o centro das atenções. Em cada papel, Bob se dedicou totalmente à verdade do espírito humano que representava. Ele deixa algo duradouro e inesquecível para todos nós. Agradecemos pelo apoio e pela privacidade para celebrarmos sua memória", completou Luciana.

Nascido em San Diego, Califórnia, Duvall serviu ao Exército dos Estados Unidos durante a Guerra da Coreia, nos anos 1950. Após o retorno, estudou teatro em Nova York com o renomado Sanford Meisner, criador da Técnica Meisner de atuação.

Duvall ganhou destaque ao interpretar Boo Radley em O Sol é para Todos (1962), filme indicado a oito Oscars. Consolidou-se em Hollywood com trabalhos em Caminhos Mal Traçados (1969), de Francis Ford Coppola, e THX 1138 (1971), de George Lucas.

No clássico O Poderoso Chefão, Duvall viveu Tom Hagen, conselheiro e advogado da família Corleone, interpretada por Al Pacino. Em Apocalypse Now, encarnou o icônico Tenente Coronel Bill Kilgore. Ambos os papéis lhe renderam indicações ao Oscar.

Na televisão, Duvall também se destacou em séries como Além da Imaginação, Os Pistoleiros do Oeste e Rastro Perdido. Recebeu cinco indicações ao Emmy, conquistando duas estatuetas.

Seu último trabalho como ator foi em O Pálido Olho Azul (2022). Duvall também dirigiu filmes como O Apóstolo (1997), O Tango e o Assassino (2002) e Cavalos Selvagens (2015).