LUTO NO CINEMA

Tom Noonan, ator de 'Caçador de Assassinos' e 'Robocop 2', morre aos 74 anos

Intérprete de vilões icônicos, Noonan se destacou em filmes e séries marcantes; causa da morte não foi divulgada.

Publicado em 18/02/2026 às 15:34
Tom Noonan Reprodução / internet

O ator Tom Noonan, reconhecido por seus papéis de vilão em produções como Caçador de Assassinos e Robocop 2, faleceu no último sábado, 14, aos 74 anos. A notícia foi confirmada nesta quarta-feira, 18, por meio de uma publicação no Facebook do cineasta Fred Dekker. A causa da morte não foi revelada.

"É com grande tristeza que compartilho o falecimento de Tom Noonan", escreveu Dekker. "A performance inesquecível de Tom como Frankenstein em Deu a Louca nos Monstros é um dos destaques da minha modesta filmografia", acrescentou o diretor, que trabalhou com Noonan no longa de 1987.

No filme dirigido por Dekker, Noonan deu vida ao Monstro de Frankenstein. Segundo o cineasta, apesar do desconforto com a maquiagem pesada — que o ator costumava remover imediatamente após as filmagens, e, certa noite, chegou a ir para casa ainda caracterizado —, Noonan era "um cavalheiro erudito". "O mundo perdeu um grande talento", lamentou.

Com quase dois metros de altura, Tom Noonan ficou conhecido em Hollywood por interpretar antagonistas marcantes. Entre seus principais papéis estão o serial killer Francis Dolarhyde em Caçador de Assassinos, o líder de cartel Cain em Robocop 2 e o Estripador em O Último Grande Herói.

Além do cinema, Noonan participou de séries de sucesso como Arquivo X, Lei & Ordem: Intenção Criminosa, Lei & Ordem: Unidade de Vítimas Especiais, Contos da Escuridão e CSI: Investigação Criminal.

Nos últimos anos, destacou-se na série 12 Macacos, interpretando o Homem Pálido em 18 episódios. Também emprestou sua voz a diversos personagens na animação Anomalisa, de Charlie Kaufman, indicada ao Oscar em 2016.