Estrelas caem na premiação de cinema do BAFTA, com 'One Battle' e 'Sinners' liderando a corrida
LONDRES (AP) — Thriller carregado politicamente “Uma Batalha Após a Outra” e épico em passos de blues “Pecadores” liderar a corrida para a de domingo British Academy Film Awards enquanto os dois filmes disputam a supremacia da temporada de prêmios.
Estranhos criadores sugerem tragédia familiar shakespeariana “Hamnet” poderia vencê-los para melhor filme se os eleitores da indústria cinematográfica britânica responderem à história emocionalmente rica, cenário terroso inglês e intensas atuações da adaptação de Chloé Zhao do romance histórico de Maggie O'Farrell.
Estrelas como Emma Stone, Cillian Murphy, Glenn Close e Ethan Hawke são esperadas no tapete vermelho do Royal Festival Hall de Londres antes de uma cerimônia de black-tie organizada pelo ator escocês Alan Gozando.O.
Um dos convidados mais aguardados foi Paddington, o urso fantoche que protagoniza uma adaptação musical de palco do querido clássico infantil.
“Eu estava honestamente impressionado com Paddington", disse Cumming.
Cumming, que apresenta a versão americana do reality show de TV tortuosa “The Traitors,” se comprometeu a atingir um equilíbrio de “entre celebração e travessura.”
Bellwether Oscars
“One Battle” tem 14 indicações, incluindo melhores referências de imagem e atuação para cinco de seu elenco. “Sinners” está logo atrás com 13, enquanto “Hamnet” e a odisseia do ping-pong “Marty Supreme” cada um tem 11 indicações.
A reimaginação de Guillermo del Toro “Frankenstein” e drama familiar norueguês “ Valor Sentimental” cada um obteve oito indicações.
Os prêmios britânicos, oficialmente chamados de EE BAFTA Film Awards, costumam dar dicas sobre quem vai ganhar no Oscar de Hollywood, realizado este ano em 15 de março. Nas indicações ao Oscar, “Sinners” lidera a corrida com um recorde de 16 indicações, seguido por “One Battle After Another” com 13.
Os indicados ao BAFTA de melhor filme são “Uma Batalha Após a Outra,” “Hamnet,” “Marty Supreme,” “Sinners” e “Sentimental Value.” Os BAFTAs também têm um sotaque distintamente britânico, com uma categoria separada para melhor filme britânico. Seus 10 indicados incluem “The Ballad of Wallis Island,” “Pillion,” “I Swear” e “Bridget Jones: Mad About the Boy.”
Os candidatos à direção são Paul Thomas Anderson por “One Battle,” Josh Safdie por “Marty Supreme,” Ryan Coogler por “Sinners,” Yorgos Lanthimos por tragicomédia distópica “Bugonia,” Joachim Trier por “Sentimental Value” e Zhao por “Hamnet.” Zhao será a primeira diretora mulher a ganhar dois BAFTAs se levar o prêmio. Ela ganhou o prêmio de direção em 2021 por “Nomadland.”
Os indicados a melhores atores principais são os agenciadores de apostas’ favorito Timothée Chalamet por “Marty Supreme,” Leonardo DiCaprio por “One Battle After Another,” Ethan Hawke por Broadway biopic “Blue Moon,” Michael B. Jordan por “Sinners,” Jesse Plemons por “Bugonia” e Robert Aramayo por interpretar um defensor para as pessoas com síndrome de Tourette em drama biográfico “I Swear.”
A categoria de atriz principal inclui a fortemente favorecida Jessie Buckley por sua atuação como Agnes Hathaway, esposa de William Shakespeare, em “Hamnet.” Ela enfrenta Rose Byrne por “If I Had Legs I'd Kick You,” Kate Hudson por “Song Sung Blue,” Chase Infiniti por “One Battle After Another,” Renate Reinsve por “Sentimental Value” e Emma Stone por “Bugonia.”
“One Battle” Os atores Teyana Taylor, Benicio del Toro e Sean Penn são todos indicados para apresentações de apoio.
AP recebe aceno documental
A Associated Press foi reconhecida na categoria de melhor documentário com uma indicação ao angustiante retrato de guerra da Ucrânia de Mstyslav Chernov “2000 Metros para Andriivka, ” co-produzido pela AP e Frontline PBS.
A maioria dos vencedores do BAFTA é escolhida por 8.500 membros da academia de profissionais da indústria do Reino Unido. Os concorrentes do Rising Star award – - o único prêmio decidido pelo voto do público e um selecionador confiável dos futuros A-listers – - são Infiniti, Aramayo, Miles Caton, estrela de “Sinners”, e os atores britânicos Archie Madekwe e Posy Sterling.
Donna Langley, presidente da NBCUniversal Entertainment, nascida no Reino Unido, será premiada com a maior honraria da Academia Britânica, a BAFTA fellowship.
A cerimônia vai ao ar pela BBC do Reino Unido a partir das 19 h. (1900 GMT) e no E! nos EUA às 20 horas. EST.