AUDIOVISUAL

'Harry Potter': quem é o brasileiro responsável pela fotografia da nova série

Adriano Goldman, premiado diretor de fotografia, integra a equipe da aguardada produção da HBO Max

Publicado em 26/03/2026 às 19:28
'Harry Potter': quem é o brasileiro responsável pela fotografia da nova série Reprodução / Instagram

A nova série de Harry Potter ganhou seu primeiro trailer nesta quarta-feira, 26, movimentando fãs da saga nas redes sociais. A produção da HBO Max, que vai recriar o universo de Hogwarts, seus professores e alunos, conta com uma importante colaboração brasileira: o diretor de fotografia Adriano Goldman.

Reconhecido internacionalmente, Goldman é responsável por definir o visual da obra. Ele acumula experiência em grandes produções, sendo celebrado especialmente pelo trabalho nas séries The Crown — que lhe rendeu dois prêmios Emmy — e Star Wars: Andor.

Quem é Adriano Goldman

Natural de São Paulo, Adriano Goldman iniciou sua carreira na televisão brasileira. Entre 2003 e 2012, atuou em filmes como O Casamento de Romeu e Julieta, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias, Cidade dos Homens e Xingu. Destacou-se por parcerias com diretores como Cao Hamburger, Fernando Meirelles e Cary Joji Fukunaga.

Série sobre Harry Potter

Agora, Goldman encara o maior desafio de sua trajetória. A nova adaptação dos livros de J. K. Rowling promete reimaginar o universo criado pela autora, aprofundando detalhes que ficaram de fora dos filmes lançados entre 2001 e 2011.

Considerada uma das produções mais ambiciosas da HBO, a série será comandada pela showrunner Francesca Gardiner e terá episódios dirigidos por Mark Mylod.

Com estreia prevista para o Natal de 2026, a série adaptará todos os livros da saga e, segundo os produtores, pode se estender por mais de 10 anos.

O elenco traz novos rostos para personagens já conhecidos do público. Dominic McLaughlin será Harry Potter, Arabella Stanton viverá Hermione e Alastair Stout interpretará Rony Weasley.

Entre os nomes consagrados, John Lithgow dará vida a Alvo Dumbledore, Janet McTeer será Minerva McGonagall e Paapa Essiedu interpretará o professor Severo Snape.