Morre Tom Kane, dublador de 'Star Wars' e 'Meninas Superpoderosas', aos 64 anos
Ator emprestou sua voz a personagens icônicos como Mestre Yoda e Professor Utônio; morte foi consequência de sequelas de derrame.
Tom Kane, um dos dubladores mais reconhecidos de Hollywood, morreu nesta segunda-feira, 18, aos 64 anos, em um hospital de Kansas City, nos Estados Unidos. Ao longo de décadas de carreira, Kane marcou gerações com personagens emblemáticos em animações e videogames, entre eles o Professor Utônio e Ele, ambos de As Meninas Superpoderosas.
Além do sucesso na clássica animação do Cartoon Network, Kane também ficou conhecido por dar voz ao Mestre Yoda em diversos títulos multimídia da franquia Star Wars. O ator ainda interpretou outros personagens da saga, como Qui-Gon Jinn, C-3PO e Almirante Ackbar.
A morte foi confirmada por seu agente, Zach McGinnis, ao site TMZ. Segundo McGinnis, Kane faleceu em decorrência das sequelas de um derrame sofrido em 2020.
"Embora sua voz agora esteja silenciada, os personagens, histórias e amor que ele deu ao mundo viverão para sempre", declarou o agente em comunicado. "Mas, além da carreira incrível, ele foi um homem extraordinário. Tom era um marido e pai dedicado que, junto da esposa, construiu uma família amorosa de nove filhos – três biológicos e seis adotados."
Em março, Kane apareceu ao lado de Tara Strong, Cathy Cavadini e Elizabeth Daily, dubladoras originais de As Meninas Superpoderosas, durante a Lexington Comic & Toy Con. "Reunido com as minhas meninas", escreveu ele na ocasião.
Kane também emprestou sua voz a produções como Johnny Bravo, Os Smurfs, Os Jovens Titãs, A Lenda de Korra e Os Vingadores: Os Super-Heróis Mais Poderosos da Terra. Seu último trabalho foi no jogo Harry Potter: Magic Awakened, lançado em 2023.