Sesau promove Workshop sobre o Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), em parceria com a Secretaria do Estado da Primeira Infância (Secria), realizou, nesta quinta-feira (14), um workshop com foco na troca de experiências na busca do Selo Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC). O encontro, destinado a profissionais que atuam em hospitais gerenciados pelo Estado, foi realizado no auditório da Escola do Governo, no bairro do Centro, em Maceió.
Com o tema Compartilhando Experiências e Fortalecendo o Apoio à Amamentação, o evento conta com palestras Motivando e engajando equipes e Contato pele a pele: um desafio possível. Os participantes também puderam participar das mesas redondas sobre Selo IHAC: Experiências exitosas na busca pelo selo” e “Experiências dos hospitais amigos da criança de Alagoas.
_02.jpg)
A assessora técnica da Rede Cegonha da Sesau, a fisioterapeuta Bárbara Rose, explicou que o IHAC é um selo de qualidade conferido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que cumprem os 10 passos para o sucesso do aleitamento materno, instituídos pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
“É um selo muito importante porque faz com que o hospital seja reconhecido nesse processo de amamentação, parto e cuidados com a mulher. Sendo um selo que comprova a qualidade da assistência materna infantil”, destacou.
Bárbara Rose destacou, ainda, que o workshop é fundamental para troca de experiência entre os hospitais que possuem o selo e os que estão pleiteando. Ela ressalta que durante o compartilhamento de informações os profissionais puderam tirar dúvidas e conhecer melhor a importância do selo IHAC.
“Precisamos sensibilizar os profissionais para seguir os passos que o selo exige e que são fundamentais para a mãe e o recém-nascido. Durante o encontro abordamos o contato pele a pele entre a mãe e o bebê que é um dos passos mais importantes, pois o contato faz com que se inicie precocemente o aleitamento materno”, ressaltou.
Para ser Amigo da Criança, o hospital também deve respeitar outros critérios, como o cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e o pós-parto; garantir livre acesso à mãe e ao pai, permitindo a permanência deles junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas; e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).
IHAC
Em Alagoas, o Hospital Regional da Mata (HRM), em União dos Palmares; o Hospital Regional do Alto Sertão (HRAS), em Delmiro Gouveia; o Hospital da Mulher (HM), em Maceió; e a Maternidade Escola Santa Mônica (MESM), em Maceió; em processo de avaliação para adquirir o selo. Já possui o selo na Santa Casa de Misericórdia, localizada em São Miguel dos Campos; a Maternidade Nossa Senhora da Guia, em Maceió; a Maternidade Santa Olímpia, em Palmeira dos Índios; e o Hospital Regional Nossa Senhora do Bom Conselho, em Arapiraca.
Presente no evento, a enfermeira do Hospital da Mulher, Carolina Raquel, apontou a importância do workshop para obter a certificação. “O Workshop é um momento importante de troca entre os profissionais de saúde dos hospitais que buscam a certificação da Iniciativa Hospital Amigo da Criança. O Hospital da Mulher está em busca pelo selo e ganha todos os dias orientando as gestantes, mamães que têm seu bebê em nossa maternidade, os colaboradores do HM e acompanhantes sobre a importância do aleitamento materno, alimento essencial para o crescimento e bom desenvolvimento dos pequenos alagoanos”, frisou.