EMPREGO

Secretaria do Trabalho promove VII Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis

Por Edson Moura /Ascom Seteq Publicado em 25/11/2024 às 17:49
<p class="font-12"></p> Mariel Mathias / Ascom Seteq

A Secretaria de estado do Trabalho, Emprego e Qualificação (Seteq), por meio do Programa Cata Mais Alagoas, promove a sétima edição do Encontro Estadual de Catadores de Materiais Recicláveis a partir desta terça-feira (26), com a participação de mais de 150 trabalhadores de cooperativas de todo o estado.

 

Segundo o IBGE, o Brasil recicla apenas 4% de seus resíduos sólidos urbanos. Isso reforça ainda mais o papel dos catadores na construção de um futuro sustentável. Até a quarta-feira (27), eles vão discutir diversos temas, com objetivo de fortalecer o papel desenvolvido por eles e fortalecer a categoria.

 

O encontro é um dos frutos do Programa Catamais Alagoas, que já capacitou centenas de trabalhadores e fomenta a economia circular no estado. Em tempos de crise climática, onde a reciclagem é uma das frentes mais acessíveis e eficazes de mitigação de impactos ambientais, o evento se destaca como um espaço essencial para alinhar soluções práticas com políticas públicas e justiça social.



 

Programação

 

O evento começa nesta terça-feira (26), no Recanto Coração de Jesus, na Serraria. A programação começa com atividades de acolhida, apresentações culturais, discussões sobre o mercado de reciclagem e dinâmicas em grupo para propor soluções para os desafios enfrentados pelos catadores.

 

Na quarta-feira (27), o evento contará com a presença do governador Paulo Dantas em um momento solene às 11h, no Palácio República dos Palmares. À tarde, a conclusão acontece no Recanto Coração de Jesus, com uma plenária liderada pelo Movimento Nacional de Catadores. Na ocasião, será elaborada a Carta de Maceió, contendo demandas e propostas a serem entregues às autoridades. Também serão definidos os representantes estaduais para o encontro nacional da categoria.

 

O evento destaca a importância dos catadores no combate à crise climática e na promoção da economia circular, temas em evidência com a aproximação da COP 30, que acontecerá no Brasil em 2025.

 

A relevância do trabalho dos catadores é reforçada pelo Programa Cata Mais Alagoas, que já investiu em capacitação, equipamentos e infraestrutura para mais de 1.000 catadores, consolidando-se como uma política pública de inclusão social e produtiva no estado. O programa também incentiva o fortalecimento das cooperativas e promove a dignidade e visibilidade dos profissionais que fazem a diferença na gestão de resíduos

 

Sobre o Cata Mais Alagoas

 

O programa Cata Mais Alagoas é desenvolvido pela Seteq, com o objetivo de dar mais qualidade e segurança aos trabalhadores da reciclagem. Em parceria com o Instituto Mãos Verdes, a Secretaria está fazendo o maior levantamento do perfil dos catadores em Alagoas para ampliar as políticas públicas a esse público, que já vêm recebendo EPI’s e capacitação.

 

Até agora já foram cadastrados 903 trabalhadores e divulgados dois relatórios parciais com a análise do perfil socioeconômico e demográfico destes indivíduos. Além da pesquisa, o projeto Cata Mais Alagoas já investiu mais de R$ 2,5 milhões em equipamentos para cooperativas, cursos de capacitação e EPI’s para catadores de materiais recicláveis de Alagoas.