Samu conclui Curso de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Alagoas concluiu o Curso de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar, promovido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) da Central Maceió. A capacitação, que foi destinada a médicos e enfermeiros, teve carga horária total de 130 horas, sendo 60 horas presenciais, 22 de estudo dirigido e 48 de prática em viaturas.
Entre os temas explorados, Traumatismo Cranioencefálico (TCE): Abordagem imediata para prevenir sequelas e salvar vidas; Trauma Musculoesquelético: Atendimento a fraturas e lesões em membros superiores e inferiores e Traumatismo Raquimedular (TRM): Imobilização e transporte seguro para evitar danos permanentes.
Também foram tratados temas como Urgência Neurológica no APH: Manejo rápido de acidentes vasculares e convulsões; Atendimento ao Queimado: Cuidados para estabilização e alívio da dor; e Afogamento: Reanimação e suporte vital em áreas aquáticas.
Ainda durante o curso, foram repassadas informações sobre Traumas Ambientais: Ações em situações extremas, como queimaduras solares e hipotermia; Noções de Segurança Aeromédica: Procedimentos no hangar e no ar, bem como, Síndromes Respiratórias Agudas: Tratamento de insuficiência respiratória em adultos e crianças.
Os participantes do curso também tiveram a oportunidade de se aperfeiçoar em tema como a Síndrome Coronariana Aguda: Identificação e estabilização em casos de infarto; Parada Cardíaca no APH: Protocolo de reanimação cardiopulmonar; Intoxicações Exógenas: Diagnóstico e tratamento de exposição a produtos tóxicos; Urgências Obstétricas: Assistência e transporte seguro para gestações de risco; Urgências Psiquiátricas: Manejo de crises e prevenção de danos ao paciente e à equipe; Desastres com Múltiplas Vítimas: Uso do método S.T.A.R.T. para triagem rápida; Simulações Práticas: Treinamento em cenários reais como colisões, quedas e agressões.
O secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, enfatizou o impacto positivo que o Curso de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar trará para os médicos e enfermeiros que atuam no Samu de Alagoas.
“O aperfeiçoamento dos conhecimentos é fundamental. O ensino permanente permite que nossos profissionais estejam, ainda mais preparados, para que salvem mais vidas, que é a missão principal dos socorristas”, frisou.
Salvar mais vidas, adequadamente
Uma das alunas, a enfermeira Ana Alice Santos de Farias, destacou que o curso foi extremamente valioso para o seu crescimento profissional.
"Gostei muito das aulas teóricas e práticas, e estou confiante para iniciar minha atuação na área de urgência e emergência, atuando no Samu, que é um serviço essencial da Rede de Saúde Pública do Estado", enfatizou.
A enfermeira Beatriz Santana, coordenadora do Samu Maceió, destacou a importância da formação transmitida pelo Curso de Suporte Avançado de Vida no Atendimento Pré-Hospitalar.
.jpg)
“A qualificação constante dos profissionais reflete diretamente na qualidade do atendimento prestado à população. Com este curso, ampliamos a eficiência e a eficácia dos nossos socorristas”, frisou.
Para o médico Luiz Antonio Mansur Branco, coordenador do NEP do Samu Maceió, a educação continuada é essencial para que os profissionais atuem em consonância com a legislação vigente e tenham conhecimento técnico para lidar com cada caso específico.
“O aprendizado constante assegura que nossos profissionais estejam sempre preparados para oferecer um atendimento humanizado, de qualidade e com eficiência”, pontuou.