SAÚDE

Alagoas é o estado do NE com mais experiências exitosas em saúde mental no Projeto Nós na Rede

Por Daniel Tavares / Ascom Sesau Publicado em 17/12/2024 às 15:34
Entre os trabalhos que serão apresentados está o Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão do HGE Thallysson Alves / Ascom Sesau

Alagoas inscreveu 51 trabalhos de experiências exitosas para o projeto Nós na Rede, uma iniciativa do Ministério da Saúde (MS) realizada em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que busca fortalecer a Rede de Atenção Psicossocial (RAPs) no Brasil.

 

Com isso, o estado ficou em 1º lugar no Nordeste e em 4º no país, na quantidade de inscrições. Os trabalhos serão exibidos em uma mostra nacional, no próximo mês de janeiro.

 

Por meio da educação permanente, o projeto Nós na Rede leva capacitação para os servidores que atuam na área psicossocial. Em Alagoas, a Supervisão de Atenção Psicossocial (SUAP) da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) coordena os trabalhos com os municípios.

 

Além disso, a Fiocruz deve ofertar 671 vagas em um curso para os profissionais dos Centros de Atenção Psicossociais (CAPs), cujas aulas estão previstas para iniciarem em maio de 2025.

 

Segundo a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Tenório, o protagonismo de Alagoas se deve a mobilização realizada com os municípios do Estado.

 

“Isso motivou a todos apresentarem seus trabalhos bem-sucedidos. Sempre buscamos estar juntos dos municípios para aprimorar os serviços e melhorar a assistência, promovendo capacitações e criando novas iniciativas. Todo esse esforço é refletivo nesse excelente resultado”, afirmou.

 

Iniciativas do Estado

 

Alguns trabalhos inscritos foram de iniciativa da própria SUAP da Sesau, como Centro de Acolhimento Integrado e Prevenção do Suicídio e Autolesão (Cais), serviço de acolhimento e prevenção ao suicídio do Hospital Geral do Estado (HGE), a maior emergência de Alagoas.

 

Outro destaque é o Mate Masie, um programa comprometido em levar a garantia de direitos, atendimento equânime e promover a reabilitação psicossocial de comunidades tradicionais e originárias, que está sendo referência nacional.

 

“Para nós é muito gratificante esse resultado positivo. Nos últimos dois anos estamos com uma proposta ousada, que é o Plano Estadual Mais Nise da Silveira, que tem várias frentes de atuação, de forma intensiva para assegurar melhorias para a Rede de Atenção Psicossocial em Alagoas”, sentenciou Tereza Tenório.