Hospital da Mulher de Alagoas capacita mães de recém nascidos sobre primeiros socorros para bebês

Todas as mães têm preocupações envolvendo o cuidado com os recém-nascidos, a exemplo do que fazer se o bebê engasgar com leite materno. Pensando em auxiliá-las neste processo, o Hospital da Mulher de Alagoas, em Maceió, criou o Grupo Coração de Mãe, com o objetivo de orientá-las nos primeiros dias de vida da criança.
Com encontros semanais, a equipe de psicólogos da unidade de saúde aborda diversos temas relacionados ao puerpério e ao bebê. Durante o mês de dezembro, as mamães estão sendo orientadas sobre os primeiros socorros em casos de engasgo, choque elétrico, queda e afogamento.
A enfermeira do Hospital da Criança de Alagoas, Renata Almeida, ressaltou que o conhecimento em primeiros socorros é fundamental para que a mãe sinta-se segura diante de situações emergências envolvendo o bebê. Isso porque, segundo a profissional, invariavelmente, mesmo que a mãe tenha o máximo de cuidado e atenção, irão ocorrer episódios em que a vida da criança estará em risco.
“A roda de conversa com as puérperas foi realizada para abordar um tema importante para que as mães consigam conduzir uma situação de emergência de forma eficaz e técnica. Apresentei técnicas de desengasgo para agir de forma imediata e acionar o serviço de urgência e emergência”, explicou Renata Almeida.
Grupo Coração de Mãe
 (2).jpg)
O psicólogo do Hospital da Mulher de Alagoas, Eduardo Costa, frisou que a proposta do projeto Coração de Mãe é orientar as puérperas sobre os mais diversos temas. Por isso, são tratados assuntos relacionados à qualidade de vida, cuidados com a saúde física e emocional, além de dicas para cuidar dos pequenos.
“O Grupo Coração de Mãe acontece com um trabalho da psicologia junto à equipe multiprofissional do Hospital da Mulher de Alagoas, onde abordamos temas sobre maternidade, geramos informações às pacientes, tanto sobre saúde mental materna como outros aspectos que a maternidade envolve. Nós orientamos sobre qualidade de vida, cuidados com recém nascido, alimentação, entre outros temas”, ressaltou Eduardo Costa.