SAÚDE

Arapiraca e Coruripe terão coletas externas de sangue promovidas pelo Hemoal nesta quinta-feira (6)

Por Josenildo Törres / Ascom Sesau Publicado em 05/02/2025 às 17:28
Além de boa saúde, o voluntário deve apresentar documento oficial e original com foto para se candidatar à doação Marco Antônio / Ascom Sesau

Manter estabilizado o estoque sanguíneo para atender a demanda transfusional das maternidades e hospitais. Com este propósito o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quinta-feira (6), das 8h às 16h, coleta externa de sangue em Arapiraca, na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, e, simultaneamente, em Coruripe, na Unidade de Coleta e Transfusão, no bairro Tércio Wanderley. 



Entre os critérios pré-estabelecidos pelo Ministério da Saúde (MS) para doar sangue estão: ter boa saúde, idade entre 16 a 69 anos e peso mínimo de 50 quilos. Quanto aos menores de 18 anos é obrigatório estar acompanhado dos pais ou de um responsável legal, com os respectivos documentos oficiais e originais para comprovar. 



"Caso o candidato à doação de sangue tenha contraído hepatite após os 11 anos, doença de Chagas, Aids ou sífilis, a ação voluntária é proibida. No caso dos voluntários que colocaram piercing ou fizeram tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação, o impedimento é momentâneo, pelo período de 12 meses", informou o assistente social do Hemoal, Danilo Lima. 



Já os candidatos à doação de sangue que fizeram ingestão de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas que antecedem a doação, ficam proibidos de praticar o gesto voluntário. 



É exigido ainda, conforme o Ministério da Saúde, dormir pelo menos 6 horas na noite anterior. Os doadores habituais, caso desejem doar sangue novamente, devem aguardar um intervalo mínimo de três meses, caso sejam mulheres, e de dois meses, se forem homens.