ASSISTÊNCIA SOCIAL

Consea/AL lança edital para eleição das organizações da sociedade civil

Por Beatriz Saldanha / Ascom Seades Publicado em 10/02/2025 às 16:04
Para cada vaga de organização conselheira, cabe a indicação de uma representação titular e uma representação suplente da mesma organização Ascom Seades

O Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea/AL) publicou o edital da eleição para a composição das organizações representativas da sociedade civil organizada. As instituições vão integrar o órgão durante o mandato de 2025/2027.



Para cada vaga de organização conselheira, cabe a indicação de uma representação titular e uma representação suplente da mesma organização.  No total, serão ofertadas 18 vagas.



As organizações podem participar do processo de eleição apresentando a candidatura para um dos quatro segmentos; são eles: 

·  Representantes de atores coletivos e grupos sociais prioritários, para o acesso à alimentação adequada e saudável e à água de qualidade;

·  Representantes de atores coletivos da produção, do abastecimento e da oferta de alimentos com sustentabilidade ambiental, social e econômica;

·  Representantes de atores coletivos de Povos Indígenas e de Povos e Comunidades Tradicionais (PCTs);

·  Representantes de atores coletivos e mobilizadores da segurança alimentar e nutricional e direito humano à alimentação adequada, que atuam na educação, pesquisa e formação.

A eleição está prevista para ocorrer no dia 19 de março deste ano. O resultado será encaminhado à secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social, que é responsável pela designação dos representantes das organizações da sociedade civil, novos componentes do Consea/AL, gestão 2025-2027.


Entre outras responsabilidades, a função do órgão é propor a formulação de políticas, diretrizes e orientações para que o Estado garanta o direito humano à alimentação adequada e saudável, além de integrar o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN. 


Para mais informações, o edital completo está disponível no site www.seades.al.gov.br