SAÚDE

Hospital de Emergência do Agreste recebe 18 estagiários de fisioterapia da Uninassau

Por Tony Medeiros / Ascom Sesau Publicado em 11/03/2025 às 14:09
Do total de atendimentos registrados pelo Hospital de Emergência do Agreste no Feriadão da Proclamação da República, 150 vítimas foram vítimas de acidentes de trânsito Tony Medeiros / Ascom HEA

O Hospital de Emergência do Agreste (HEA) recebeu 18 estagiários do curso de fisioterapia da Unidade Arapiraca da Universidade Maurício de Nassau (Uninassau), conveniada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A recepção aconteceu no auditório da unidade hospitalar e marcou o início da atuação dos acadêmicos no atendimento a pacientes neurológicos.

 

Os estagiários permanecerão no hospital por dois meses e atuarão na Enfermaria da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC). Com isso, eles terão a oportunidade de acompanhar os casos de pacientes internados em estado clínico extremamente grave. 

 

O coordenador do serviço de fisioterapia do HEA, Glaucio Guedes, destacou a importância da chegada dos estagiários para a formação profissional. “É um campo de aprendizado onde eles terão contato com pacientes neurológicos, de AVC e traumatismo cranioencefálico, ampliando o conhecimento na área da neurologia hospitalar”, afirmou. 

 

A supervisora de estágio da Unidade Arapiraca da Uninassau, a fisioterapeuta Luzia Santos, explicou que a dinâmica da atuação dos estudantes será em regime de escala e contará com o acompanhamento de profissionais da instituição. 

 

“Esse estágio está mais voltado para a neurologia, setor que tem uma abrangência extensa no Hospital de Emergência do Agreste. Eles vão aprender muito e também contribuir com suas iniciativas”, ressaltou. 

 

Expectativa 

 

Entre os acadêmicos de fisioterapia da Unidade Arapiraca da Uninassau que irão estagiar no HEA está a aluna do 9º período, Sândja Iatyara Lúcio. Durante a recepção, ela revelou ser enorme a expectativa pelo estágio na maior unidade hospitalar do interior de Alagoas.  

 

“É uma grande conquista adentrar nessa área em um hospital que se tornou referência no Estado quanto ao atendimento a pacientes com AVC. Essa oportunidade vai nos deixar mais preparados para exercer a profissão no futuro”, disse Sândja Iatyara Lúcio.