EDUCAÇÃO FISCAL

Alunos da escola Professor Mário Broad conhecem funcionamento da Sefaz

Por Luiza Guedes / Ascom Sefaz Publicado em 13/03/2025 às 15:12
A programação incluiu um tour pelas instalações da Secretaria da Fazenda Matheus Guilherme / Ascom Sefaz

Em uma iniciativa que visa fortalecer a educação fiscal e aproximar os jovens, alunos da Escola Estadual Professor Mário Broad, localizada no bairro da Jatiúca, em Maceió, realizaram uma visita técnica à Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas (Sefaz-AL) nesta quinta-feira (13).

 

A atividade, que teve início às 9h no auditório da casa, teve como objetivo principal apresentar aos estudantes do 8º ano o funcionamento interno da Sefaz, sua estrutura e a importância dos tributos para o desenvolvimento do Estado, assim como a campanha Nota Fiscal Cidadã.

A visita faz parte da preparação de um projeto de educação fiscal desenvolvido pela escola, que busca conscientizar os alunos sobre o papel dos tributos na sociedade e como são utilizados para financiar serviços essenciais. A programação incluiu um tour pelas instalações do órgão, onde os estudantes puderam conhecer de perto o trabalho dos colaboradores e os diferentes setores da Secretaria.

Segundo Yuri Miranda, presidente do Grupo de Educação Fiscal do Estado (GEF), a visita foi um passo fundamental para a elaboração de novos projetos pela turma. 

"Ano passado, eles já haviam desenvolvido um projeto sobre educação fiscal, e este ano estão aqui na Sefaz para obter subsídios e informações que os auxiliarão na criação de um novo trabalho", explicou.

Já a professora Glória, que ministra a disciplina de Matemática, lembrou que essa não foi a primeira vez que a Sefaz-AL e a Escola Mário Broad se juntaram em prol da educação fiscal. Em novembro de 2024, com o apoio da NFC, os jovens participaram de um concurso com dinâmicas educativas, que premiou o vencedor com uma bicicleta e a professora responsável pelo projeto com um tablet.

“O nosso foco do ano passado era incentivar e plantar uma semente em cada aluno para que entendesse a importância que é colocar o CPF na nota fiscal, contribuindo com várias ações sociais. Agora, nosso foco é um pouco mais amplo. Como o projeto é relacionado com Nise da Silveira, o nome do projeto é Um Olhar Humanizado: Os Direitos Sociais São Para Todos. Esse ano, nosso projeto foi ampliado para além do CPF na nota fiscal, sendo necessário saber como e onde estão sendo atribuídos esses impostos, a forma como eles estão sendo aplicados”, detalhou.

A dinâmica também contou com a presença do secretário especial da Receita Estadual, Francisco Suruagy, e da chefe especial de Educação Fiscal, Juliane Oliveira, que acompanharam os alunos durante toda a manhã.

A visitação foi marcada por momentos interativos e educativos, contando com um grupo de alunas que teve a oportunidade de participar de vídeos que serão exibidos nas redes sociais da Sefaz, compartilhando suas experiências e aprendizados sobre a educação fiscal. Além disso, os alunos receberam brindes como pirulitos e pipoca, tornando a passagem ainda mais especial.