Governo de Alagoas intensifica combate à violência infantil com entrega de kits e capacitação aos municípios

A secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, Arabella Mendonça, entregou mais três kits da Trilha da Cidadania, na quinta-feira (20), desta vez para os municípios de Girau do Ponciano, Coité do Nóia e Feira Grande. A ação ocorreu no Centro de Referência em Atenção a Crianças e Adolescentes (Crad), no bairro Gruta de Lourdes, em Maceió.
A entrega dos kits faz parte do segundo módulo das oficinas do programa "Todo Dia É 18 de Maio", que visa formar multiplicadores para o enfrentamento da violência sexual infantil em todo o território alagoano. As atividades estão sendo realizadas de forma regionalizada, em encontros presenciais, para garantir maior alcance e efetividade.
Os técnicos da Secdef estão realizando o segundo módulo das oficinas do programa Todo Dia É 18 de Maio, com a entrega dos kits. As atividades estão sendo realizadas por regiões, em encontros presenciais.
Até o momento, 11 municípios já foram beneficiados, incluindo Coruripe, Boca da Mata, Feliz Deserto, São Brás, Porto Real do Colégio, Jequiá da Praia, Junqueiro e Teotônio Vilela.
Para a secretária de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência, a entrega desses kits aos municicipios representa um marco significativo no fortalecimento da rede de proteção e na prevenção da violência sexual contra crianças e adolescentes no estado.
"Esse Kit reflete o compromisso da gestão do governador Paulo Dantas com a proteção integral da infância e da adolescência. Nosso objetivo é promover a conscientização e o empoderamento de crianças, adolescentes e profissionais que atuam na área da proteção infantil, capacitando-os a reconhecer e denunciar a violência sexual", destacou a gestora.
TRILHA DA CIDADANIA
O kit desenvolvido para fortalecer a rede de proteção e prevenir a violência sexual contra crianças e adolescentes é composto por uma série de materiais lúdicos e interativos, como jogos, quebra-cabeças e histórias, que abordam temas como direitos humanos, autocuidado e identificação de situações de risco.
Todo o conteúdo foi cuidadosamente elaborado por profissionais da área, com o objetivo de promover a conscientização e o empoderamento de crianças, adolescentes e profissionais que atuam na área da proteção infantil.
A iniciativa é uma ferramenta essencial para fortalecer a proteção de crianças e adolescentes no estado. Ela vai ajudar a promover a conscientização sobre os direitos da criança e do adolescente, além de ensinar a identificar sinais de violência e como denunciar esses casos.
O kit também vai contribuir para fortalecer a rede de proteção infantojuvenil e estimular a troca de experiências e a articulação entre diferentes setores da sociedade, como escolas, conselhos tutelares e organizações da sociedade civil.