Projeto Samu nas Escolas conscientizou quase 600 jovens no 1° semestre deste ano sobre os malefícios dos trotes

O Projeto Samu nas Escolas (PSE), desenvolvido pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, tem se consolidado como uma importante ferramenta de conscientização e cidadania. Destinado a alunos da educação infantil e ao ensino médio, com idades entre 3 e 18 anos, o PSE leva informações sobre os malefícios dos trotes e noções básicas de primeiros socorros.
No primeiro semestre deste ano, o projeto realizou 16 ações, contemplando oito escolas e aproximadamente 560 estudantes. Entre os conteúdos abordados, estão orientações sobre engasgo, queimaduras, choques elétricos, desmaios e fraturas, tanto abertas quanto fechadas.
Além disso, o projeto ressalta a importância de não passar trotes ao número 192, uma prática que prejudica o atendimento das emergências e emergências.
De acordo com a coordenadora geral do Samu Maceió, enfermeira Beatriz Santana, o PSE tem se mostrado uma experiência exitosa e fundamental na conscientização dos jovens.
“O projeto contribuiu para reduzir drasticamente os trotes ao Samu, que antes representavam cerca de 45% das ligações. Hoje, esse índice varia entre 25% e 35%, o que ainda é alto, mas mostra que estamos avançando no caminho certo”, destacou.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, ressaltou que o PSE vai além do aprendizado sobre emergências.

“O projeto tem contribuído efetivamente para a formação cidadã dos estudantes. Ao mesmo tempo em que ensina sobre primeiros socorros, conscientiza os jovens sobre os prejuízos dos trotes e sobre a importância do Samu para a população”, afirmou.
Outro diferencial do PSE é a multiplicação dos conhecimentos adquiridos. Os alunos participantes são incentivados a repassar as informações para familiares, colegas e amigos, ampliando o alcance das orientações e ajudando a prevenir mortes e acidentes evitáveis.
Segundo semestre
As ações do segundo semestre estão previstas para iniciar, provavelmente, no próximo dia 19 de setembro. As instituições de ensino interessadas em receber o projeto devem entrar em contato com a assistente social do Samu, Maria Lierge Batista, pelo e-mail [email protected].