Sesau promove XIV Seminário Estadual de Humanização em Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) de Alagoas promoveu, nesta quarta-feira (20), o XIV Seminário Estadual de Humanização da Saúde. O objetivo do evento, que ocorreu no auditório da Uninassau, no bairro Farol, em Maceió, era fortalecer a Política Nacional de Humanização (PNH) no Sistema Único de Saúde (SUS).
O seminário reuniu profissionais de saúde e a comunidade acadêmica, com o intuito de refletir e construir um SUS mais acolhedor, democrático e humano, com foco na valorização e saúde dos trabalhadores. Estudos comprovam que as políticas de humanização na assistência em saúde impactam na recuperação dos pacientes.
A Política Nacional de Humanização foi instituída em 2003 e busca colocar em prática os princípios do SUS no cotidiano dos serviços de saúde. Ela também visa estimular a comunicação entre gestores, trabalhadores e usuários para, dessa maneira, qualificar os serviços de saúde do SUS, humanizando as relações entre profissionais e usuários.
A supervisora de humanização da Sesau, Hemily Vieira, explicou que, durante o evento, foram promovidas discussões sobre a implantação da Política Nacional de Humanização nas unidades do SUS. “Apresentamos os desafios e avanços na área, sempre pensando em se construir uma saúde mais humanizada, qualificando cada vez mais a assistência e seus trabalhadores e usuários”, destacou.
Presente ao seminário, o coordenador do Curso de Enfermagem da Uninassau, Júlio Oliveira, lembrou que a construção de uma assistência mais inclusiva e resolutiva passa pelo trabalho em conjunto de diferentes setores. “Iniciativas como o seminário incentivam a participação ativa de gestores, trabalhadores e usuários no processo de produção de saúde, buscando a construção coletiva de soluções e a melhoria contínua dos serviços”, reforçou o professor.