CGJAL discute temas relevantes para as regiões Norte e Nordeste
Reunião de trabalho ocorreu na Escola Judicial da Magistratura, em Recife, Pernambuco, com o objetivo de debater assuntos para o 96º Encoge

Representando o corregedor-geral da Justiça de Alagoas, desembargador Celyrio Adamastor, o juiz auxiliar Kleber Borba participou, nesta quinta-feira (11), de uma reunião de trabalho com corregedores e corregedoria das regiões Norte e Nordeste, na Escola Judicial de Pernambuco (ESMAPE), em Recife.
O encontro teve como objetivo dialogar sobre temas específicos dessas regiões que serão pautados durante o 96º Encontro do Colégio de Corregedoras e Corregedores da Justiça do Brasil (96º ENCOGE) e o 8º Fórum Fundiário Nacional.
Os eventos ocorrerão simultaneamente no Rio de Janeiro, entre os dias 29 e 30 de outubro deste ano, sob a organização do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), por meio da Corregedoria-Geral da Justiça daquela unidade federativa.
Durante a reunião em Recife, foram discutidos convênios com os tribunais, além da chamada “demanda abusiva”, realidade presente em diversos estados, e a possibilidade de criação de uma ferramenta capaz de identificar e permitir a atuação conjunta em mais de uma unidade da federação.
Também estiveram em pauta a normatização sobre residência na comarca e questões relacionadas ao teletrabalho. Ainda na capital pernambucana, os magistrados dialogaram com representantes do TJRJ sobre os preparativos para o 96º ENCOGE.
Outro ponto relevante abordado foi a proposta de criação de uma rede colaborativa entre corregedorias das regiões Norte e Nordeste, voltada para o enfrentamento de demandas comuns, como o cumprimento de cartas precatórias, ações de registro civil itinerante em municípios limítrofes e os efeitos da reforma administrativa sobre a magistratura.