EDUCAÇÃO

Escola Estadual Moreira e Silva representa Alagoas na Olimpíada de Matemática da Unicamp

Por Ana Paula Lins / Ascom Seduc Publicado em 13/09/2025 às 13:47
Grupo participa de provas individuais e em equipe Ascom Seduc

A Escola Estadual Moreira e Silva, do Cepa, em Maceió, representa a Rede Estadual de Alagoas na 41ª edição da Olimpíada de Matemática da Unicamp (OMU). O evento acontece neste fim de semana (13 e 14), na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), reunindo 239 equipes de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.


Ao todo, Alagoas está representada por seis equipes: duas do Moreira e Silva, duas do Colégio Contato Maceió, uma do Colégio Santa Úrsula, também da capital, e outra da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães, de Campo Alegre.

Sob orientação do professor Rodrigo Costa e com apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), as equipes do Moreira e Silva são formadas pelos estudantes Cecyllia Lima, Kimberly Matias, Sanniely Rufino, Pedro Henrique Lessa, Elias Martins e Daniel Figueiredo. Eles competem no Nível Beta, correspondente ao ensino médio. Das 150 equipes desse nível, apenas cinco são femininas — uma delas composta por Cecyllia, Kimberly e Sanniely.

Para chegar a Campinas, o grupo passou por duas fases online da olimpíada. Nesta terceira etapa, presencial, os estudantes realizam provas em trios e individuais, além de participar de simpósios. As provas serão corrigidas neste sábado e o resultado será divulgado no domingo, quando ocorrerá a premiação.

Expectativa


O grupo fala sobre a responsabilidade de representar a Rede Estadual no evento.

“Ficamos muito surpresos e felizes por termos avançado para a terceira fase, pois a prova tem um nível alto de dificuldade. Nós nos esforçamos, estudamos e chegamos lá. Esperamos que essa viagem seja enriquecedora e nos traga novas experiências”, disse Kimberly Matias, aluna da 3ª série do ensino médio.

O professor Rodrigo Costa relembra o caminho percorrido até a etapa presencial. “Inscrevemos duas equipes e ambas conseguiram passar pelas fases virtuais, avançando para a etapa presencial. Acredito que será uma experiência inesquecível para eles enquanto estudantes da Rede Estadual”, afirma.

Ele destaca ainda que, além das medalhas, a participação na olimpíada pode abrir portas para o futuro acadêmico dos alunos. “Os medalhistas premiados nas provas individuais poderão participar dos editais de vagas olímpicas da Unicamp, que reservam cotas para os premiados na olimpíada”, explica.

Kimberly e Rodrigo também comentam sobre o fato de estarem entre as cinco equipes femininas do Nível Beta. “Das 150 equipes do Nível Beta, apenas cinco são femininas e uma delas é a nossa. As universidades já discutem a necessidade de maior inserção feminina nas ciências exatas e naturais, e muitas olimpíadas têm incentivado essa participação. Creio que a OMU será uma experiência transformadora para elas”, avalia o professor.

“É uma sensação indescritível fazer parte dessas cinco equipes. Sempre gostei de matemática e já participei de olimpíadas como a Canguru, OBMEP, Mandacaru e da Matexpo, da Ufal, onde ficamos em terceiro lugar na edição 2024. Na OMU, esperamos representar bem todas as estudantes da Rede Estadual de Alagoas e mostrar que elas também podem chegar onde chegamos. Que mais meninas possam crescer na área das exatas”, afirma Kimberly.

Orgulho


As diretoras da Escola Estadual Moreira e Silva, professoras Ely Quintella e Ofélia Altoé, destacam com orgulho a conquista da equipe.

“Celebramos com grande orgulho a jornada dos nossos alunos que alcançaram a final da OMU. A dedicação e a resiliência demonstradas por eles são uma verdadeira inspiração. O professor Rodrigo Costa é incansável na busca por oportunidades que abram portas para o futuro acadêmico dos nossos estudantes. Essa conquista é reflexo de um talento imenso e da paixão pelo conhecimento. É fruto de um esforço coletivo, e expressamos nossa profunda gratidão à Seduc, na pessoa da secretária Roseane Vasconcelos, por ter garantido as passagens que viabilizaram a participação dos nossos alunos”, disse Ely.

“Parabenizamos o professor Rodrigo Costa e todos os docentes que contribuíram para o sucesso dos nossos estudantes na OMU. Chegar à fase final e representar a Escola Estadual Moreira e Silva em Campinas, SP, é prova do excelente trabalho realizado. Agradecemos profundamente pelo comprometimento, dedicação e paixão que guiam nossos estudantes para novas conquistas. Momentos como este não apenas enriquecem a formação acadêmica, mas também abrem portas para um futuro promissor”, acrescentou Ofélia.