Alagoas

Realidade virtual transforma experiência de crianças em exames laboratoriais no Hospital do Coração Alagoano

Publicado em 19/09/2025 às 16:09
Tecnologia e humanização unidas para reduzir o medo e a ansiedade dos pequenos pacientes Brunno Afonso
Neide Brandão / Ascom Hospital do Coração Alagoano

No Hospital do Coração Alagoano, tecnologia e cuidado caminham juntos. Uma iniciativa inovadora vem mudando a forma como as crianças enfrentam os temidos exames laboratoriais: o uso da realidade virtual para tornar o momento mais leve, acolhedor e sem traumas.

 

Com óculos especiais, os pequenos mergulham em mundos coloridos, histórias divertidas e cenários que despertam a imaginação. Enquanto a atenção está voltada para a aventura virtual, a equipe faz a coleta de sangue com muito mais tranquilidade e segurança.

 

Para Lucas Pedrosa, biomédico responsável pelo laboratório, o impacto vai muito além da tecnologia. “O ambiente imersivo criado pelos óculos de realidade virtual distrai a criança e a coleta é realizada sem traumas, sem choros e com o menor dano possível ao psicológico. Isso faz com que ela cresça como um adulto sem medo dos processos de coleta e exames laboratoriais, algo fundamental para sua saúde ao longo da vida”, frisa.

 

Ele ressaltou que os óculos de realidade virtual contam com um ambiente de 360 graus com foco nas experiências da criança, que escolhe o tema dos vídeos que irá assistir, natureza, desenhos que prefere.



 

A pequena Maria Angellys Cristal, de 10 anos, fez exames laboratoriais e ainda ganhou ‘Certificado de Coragem’. “Eu gostei muito do exame que eu fiz, o tio colocou um desenho bem legal para eu assistir, eu vi o mar, vi estrelas. Eu ganhei até um certificado por ser muito corajosa”, contou.

 

Sua avó, Maria de Fátima de Oliveira, de 65 anos, especificou que estava na missa com a neta lá em São Luís de Quitunde, onde moram, quando ela teve uma dor na barriga e no peito, chegando ao ponto de desmaiar.

 

“Fomos encaminhadas aqui para o Hospital do Coração para exames. Os profissionais daqui são muito bons, amamos a criatividade na coleta de sangue. Aqui, o atendimento é nota 10”, ressaltou a aposentada.


A iniciativa integra as ações de humanização da assistência do Hospital do Coração Alagoano, que alia tecnologia e acolhimento para oferecer mais conforto, segurança e bem-estar aos seus pacientes, especialmente os mais jovens.