Polícia Militar inicia nova turma do Curso de Metodologia do Treinamento Físico

A Polícia Militar de Alagoas (PM-AL) iniciou, na manhã desta quarta-feira (24), a formação de uma nova turma do Curso de Metodologia do Treinamento Físico Policial Militar (CMTFPM). Nesta edição, estão matriculados 141 alunos, sendo 131 oficiais da Polícia Militar e dez do Corpo de Bombeiros Militar.
A aula inaugural marcou oficialmente a abertura das atividades que devem durar cerca de sete meses. A cerimônia foi presidida pelo comandante-geral da PM, coronel Paulo Amorim, que destacou a importância do investimento em ensino na corporação.
“São mais de cem profissionais da segurança pública, que serão capacitados e aperfeiçoados em uma área tão importante para a qualidade de vida e bem-estar, que é o treinamento físico. Tenho certeza que, ao final, todos estarão aptos a contribuírem e difundirem os conhecimentos em suas instituições”, pontuou.
.jpeg)
O coronel da reserva remunerada, Adeilton Ataíde, foi o veterano homenageado com o rito da continência militar. Uma das referências na área de treinamento físico na Corporação, o oficial também foi responsável por conduzir a palestra da aula inaugural, destacando as principais diretrizes que norteiam o CMTFPM e o que os alunos podem esperar das instruções nos próximos meses.
Integrante da turma, a capitã Flávia Renata Moura, da Diretoria de Proteção Social (DPS), comentou sobre a expectativa para as instruções. "Essa é uma temática de grande relevância para as corporações militares e acredito que as aulas serão muito benéficas e proveitosas para todos os alunos. Estamos com grande expectativa por essa qualificação”, ressaltou.
Também prestigiaram a solenidade o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel André Verçosa; a diretora de Comunicação da PM, tenente-coronel Josiene Lima; o subcomandante da Academia Militar, tenente-coronel Helson Azevedo; o chefe de Gabinete do comando-geral, tenente-coronel Thayronilson Emery, entre outros oficiais e praças.
O curso
Com duração de 28 semanas e 530 horas-aula, o CMTFPM visa especializar o efetivo, atendendo a uma necessidade permanente de padronizar o conhecimento dos operadores de segurança pública no estado, especificamente em relação ao treinamento físico.
O objetivo é promover saúde física para atuação nas atividades diárias, além da melhoria na qualidade de vida dos profissionais como um todo. O curso foi estruturado para especializar o policial militar e o bombeiro militar, capacitando-os para atuarem como multiplicadores em suas instituições de origem.
.jpeg)
A malha curricular é composta de disciplinas como: ética, cidadania e direitos humanos, anatomia, cinesiologia, fisiologia do esforço, natação, metodologia e treinamento, entre outras.
Duas outras turmas do curso, desta vez destinada a praças, encontram-se em andamento no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP). As instruções, iniciadas no último mês de agosto, estão sendo ministradas para 100 profissionais.