ECONOMIA

Banco Will: orientações para clientes após liquidação pelo Banco Central

Clientes devem manter pagamentos em dia e aguardar instruções oficiais; recursos podem ser cobertos pelo FGC

Publicado em 21/01/2026 às 16:03
Clientes do Banco Will devem manter pagamentos e aguardar orientações após liquidação pelo BC.

Clientes da Will Financeira, que foi liquidada pelo Banco Central, devem manter o pagamento das dívidas em dia e acompanhar atentamente os comunicados oficiais. Essa é a principal orientação de especialistas para quem possui contratos ativos ou investimentos na instituição.

Com a liquidação extrajudicial, o Banco Central retira a empresa do mercado, interrompendo suas operações e congelando as aplicações dos clientes. Um liquidante é nomeado para avaliar a situação financeira da instituição.

O liquidante será responsável por apurar os valores que a Will Financeira possui, os créditos a receber e as obrigações a pagar, para então definir como será feito o pagamento aos credores.

As obrigações contratuais, como faturas de cartão de crédito, continuam válidas. Portanto, os clientes devem manter os pagamentos em dia, conforme explica o especialista em mercado financeiro André Franco.

"A fatura do cartão de crédito não é perdoada, está registrada no sistema financeiro nacional. O não pagamento pode resultar em inadimplência e inclusão do nome em órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC."

Para quem possui dinheiro em conta ou investimentos na Will Financeira, será necessário aguardar o trabalho do liquidante. Caso haja cobertura pelo Fundo Garantidor de Créditos (FGC), o risco para o cliente é menor.

"O dinheiro em conta de investimento está protegido pelo FGC até R$ 250 mil por CPF ou CNPJ. Essa garantia se estende à conta-corrente. O principal risco é a demora no pagamento pelo FGC. Produtos não cobertos pelo FGC, como debêntures ou letras financeiras, podem representar risco para o investidor. Mas, se houver garantia do FGC, o risco é baixo, sendo o principal apenas o atraso no recebimento."

A Will Financeira, ligada ao Banco Master, teve a liquidação extrajudicial decretada nesta quarta-feira (21) pelo Banco Central, após a empresa não realizar pagamentos devidos à operadora de cartão de crédito Mastercard.

A redação entrou em contato com a Will Financeira para um posicionamento, mas ainda não obteve resposta.

Notícias relacionadas: