Negacionismo e fake news são temas de evento da pós-graduação em Filosofia
Encontro será na quinta-feira, 2 de outubro, no Campus A.C. Simões, em Maceió, e não requer inscrição prévia para participação

O Programa de Pós-Graduação em Filosofia (PPGFIL) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) realizará o ‘Workshop de Normatividade, Fake News e Negacionismo’. O evento será realizado na tarde do dia 2 de outubro, no Auditório de Filosofia, localizado no Instituto de Ciências Humanas, Comunicação e Artes (Ichca), Campus A.C. Simões da Ufal, em Maceió. Não é preciso se inscrever previamente para poder participar.
Na programação, às 16h, palestra com o docente Sérgio Farias de Souza Filho, das universidades federais Rural (UFRPE) e de Pernambuco (UFPE), sobre ‘Autonomia deferente: uma crítica epistêmica ao negacionismo científico’. Na sequência, às 17h, Ernesto Perini-Santos, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), vai falar sobre ‘Um desequilíbrio de normatividades: fake news, negacionismos e teorias da conspiração’. Os palestrantes abordarão os referidos temas sob a perspectiva contemporânea da epistemologia e da filosofia da ciência.
Durante a palestra, o professor Sérgio Farias abordará aspectos de sua pesquisa, realizada em colaboração com o professor André Neiva, da Ufal, e que, recentemente, foi aceita para publicação no periódico Principia: an international journal of epistemology [Principia: uma revista internacional de epistemologia]. O trabalho investiga o aparente conflito entre autonomia intelectual e deferência epistêmica no âmbito do negacionismo científico. Os autores argumentam que a postura do negacionista científico - seja pela recusa em reconhecer a autoridade científica, seja pela adoção da deferência a falsos especialistas - é epistemicamente irracional.
Já o professor Ernesto Perini-Santos apresentará os resultados de seu mais recente livro ‘Viver é fácil de olhos fechados: fake news, negacionismos e teorias da conspiração’, que será publicado em breve pela Editora UFMG. Em sua exposição, abordará a questão da normatividade epistêmica e o tema da desinformação em suas diversas variantes.
Além disso, Perini participará do evento Mora na Filosofia, na sexta-feira, 3 de outubro, às 19h, com a palestra intitulada ‘Como e por que as pessoas acreditam em fake news’. “O workshop é fruto de uma parceria entre o Grupo Linguagem e Cognição e o Grupo Conhecimento e Racionalidade, ambos vinculados ao PPGFIL da Ufal. Será um evento muito importante na Universidade”, ressaltou o docente André Neiva, coordenador do Programa.
